Realização:

Estadão

Apresentado por:

Dasa

Produção:

Coordenação de
cuidado

A estratégia Dasa de assistência focada 
 e personalizada no combate à Covid-19

Coordenação de cuidados

No Brasil, até 6 de julho, mais de 17 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 eram consideradas recuperadas* e cerca de 1 milhão estavam em acompanhamento**.

*Aquelas que tiveram dois resultados negativos para Sars-CoV-2 com pelo menos 1 dia de intervalo. Para os casos leves, a Organização Mundial da Saúde estima que o tempo entre o início da infecção e a recuperação seja de até 14 dias.

**São considerados como "em acompanhamento" todos os casos notificados nos últimos 14 dias pelas Secretarias Estaduais de Saúde e que não evoluíram para óbito. Além disso, dentre os casos que apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e foram hospitalizados, consideram-se "em acompanhamento" todos aqueles que foram internados nos últimos 14 dias e que não apresentam registro de alta ou óbito no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe)

Fonte: https://covid.saude.gov.br/

Do momento do diagnóstico, passando pela jornada do tratamento e prognósticos sobre a recuperação, os pacientes de Covid-19 exigem múltiplos cuidados.

Até porque o que já se sabe sobre a doença vem demonstrando que a infecção, mesmo depois de controlada, pode trazer repercussões em diferentes órgãos do corpo.

Recente revisão de estudos publicada na revista científica Nature relaciona efeitos persistentes, mesmo após semanas ou meses da recuperação. Entre eles, destacam-se:

  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Queda de cabelo
  • Perda de paladar e olfato
  • Dor no peito
  • Problemas renais
  • Tontura
  • Tromboses
  • Palpitações
  • Depressão e ansiedade
  • Dificuldades de raciocínio e memória

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41591-021-01283-z

Ana Elisa Siqueira

A população afetada pela Covid-19 que procura os serviços médicos da Dasa conta com a multidisciplinaridade oferecida pela coordenação de cuidado, que estabelece a melhor conduta, na melhor hora, no melhor lugar, diz a médica Ana Elisa Siqueira, diretora-geral de Cuidados Integrados e Inovação Assistencial da Dasa.

O que é coordenação
de cuidado?

É olhar o paciente como um todo, acompanhar a gestão de cuidado com foco em promover saúde, prevenir doenças e acelerar o processo de recuperação de quem precisou de tratamento, pontua Ana Elisa.

Esse tipo de atendimento tem como premissas:

  • Acompanhar o paciente e seus indicadores de saúde e identificar questões importantes dentro da temporalidade adequada, evitando agravos de saúde.

  • Dar assistência personalizada para quem apresenta alguma doença, de forma a evitar complicações e fidelizando o paciente no cuidado adequado, evitando internações ou idas desnecessárias ao pronto-socorro.

  • Acompanhar no momento da alta hospitalar, apoiando paciente e familiares na condução do tratamento e na recuperação, facilitando sua melhora e acelerando a sua volta às atividades cotidianas.

O processo da coordenação
de cuidado na Dasa

Tudo começa com o conhecimento do perfil de saúde de cada indivíduo. São identificados os usuários saudáveis, os pacientes com predisposição ao desenvolvimento de alguma doença e os portadores de doenças crônicas.

A partir deste momento, cada indivíduo, por meio da coordenação, tem sua jornada definida por linhas de cuidado e passa a ser acompanhado por profissionais multidisciplinares que estimulam mudança de hábitos para promoção de saúde, exames preventivos e alertas para prevenção de doenças.

Nosso foco é apoiar os pacientes na melhor jornada possível para a melhora da sua condição de saúde.

Nesse contexto, a Plataforma Nav, que é uma ferramenta digital que concentra todos os serviços de saúde promovidos pela Dasa, desde agendamento de consultas a histórico de exames e pedidos médicos, contribui para a gestão de cuidados usando como base os dados de saúde de cada indivíduo disponível na plataforma, como:

  • Informações autorreferidas em questionários de saúde

  • Exames realizados, frequência e respectivos resultados

  • Idas a pronto-atendimento

  • Hospitalizações

Gestão populacional: A Dasa tem ferramentas que permitem enxergar o indivíduo no contexto coletivo e, a partir dessa análise, atender suas necessidades específicas, explica Ana Elisa.

A Plataforma Nav conta com 7.900 médicos cadastrados
e mais de 454 mil pacientes na plataforma, considerando usuários únicos.

As portas de entrada para
o atendimento Dasa

Entrada via
atenção primária

É uma porta de acesso que organiza a sua entrada no sistema de saúde. Na Dasa, a atenção à saúde, personalizada e especializada no cliente, pode ser feita pela atenção primária.

A Dasa trabalha com clientes de diferentes operadoras de saúde, usando 10 centros médicos e mais de 130 clínicas parceiras, espalhadas em todo o território nacional.

Coordenar cuidado inclui gerenciar a saúde dos nossos usuários, identificando gaps, estimulando as melhores práticas de prevenção e reforçando melhores hábitos, sempre com o acompanhamento das nossas equipes de saúde”, exemplifica Ana Elisa. “Com o ecossistema temos a possibilidade de disponibilizar o histórico clínico em um só lugar, e executar uma medicina diferenciada, criando uma experiência positiva para nossos usuários e todo nosso corpo clínico.”

Entrada via
pronto-socorro

Entrada via pronto-socorro de hospitais como Santa Paula e 9 de Julho (SP), São Lucas e CHN (RJ), e Hospital Brasília e Maternidade Brasília (DF).

Se um médico identifica que uma pessoa recorre ao pronto-socorro com muita frequência sem que se trate de uma emergência, ela pode ser encaminhada para acompanhamento em um centro médico Dasa, para ter um cuidado mais integrado”, explica a médica.

Entrada via
especialista

O cuidado coordenado pode surgir a partir do encaminhamento de um especialista.

Alguém que busca um neurologista em razão de enxaquecas frequentes, por exemplo, depois de receber o atendimento para essa queixa pode ser direcionado para uma de nossas clínicas para ter um cuidado mais integral”, diz Ana Elisa.

O objetivo dos cuidados coordenados é que a experiência seja positiva de tal forma que a pessoa se engaje no autocuidado”, resume Ana Elisa Siqueira.

Call center de apoio

Na Dasa, uma central de atendimento conta com 350 profissionais capacitados para fazer atendimento e direcionar as estratégias de cuidado do paciente. Esses profissionais atuam, inclusive, com foco em facilitar mudanças de hábito e estimular o autocuidado em prol da saúde.

A jornada do paciente com Covid-19

Diante de sintomas que levantem a suspeita de infecção por coronavírus, o acesso ao cuidado coordenado Dasa se dá em geral por duas vias:

1

Pronto Atendimento Digital

(PA Digital)

O atendimento pelo PA Digital faz a triagem e gera uma prescrição eletrônica indicando se há necessidade de fazer o exame para Covid-19 e se o caso exige o encaminhamento para uma unidade da rede para atendimento. Se a indicação for ficar em casa, o paciente é monitorado por pelo menos 15 dias.

2

Pronto-socorro

O paciente que procura o pronto-atendimento com sintomas de Covid-19 faz o exame para diagnóstico e é avaliado. Se o quadro for leve, passa a ser monitorado em casa por meio de teleconsulta para avaliação da evolução da doença. Se o caso exigir, a pessoa é encaminhada para uma unidade da rede, que já tem seu histórico completo, facilitando o acompanhamento.

Acompanhamento pós-Covid-19

Ao receber alta, os pacientes são acompanhados de acordo com diferentes perfis:

  • 1

    Totalmente recuperados

  • 2

    Necessidade de continuar com suporte de oxigenação não invasiva

  • 3

    Necessidade de suporte de oxigenação e medicações na veia

  • 4

    Necessidade de atendimento de fisioterapeutas, nutricionistas ou psicólogos para tratar sequelas da doença

O acompanhamento e os cuidados oferecidos no sistema de atendimento Dasa evitam reinternações. O índice de reinternação em até 30 dias de pacientes que passaram pelo acompanhamento após a alta hospitalar da Dasa foi reduzido em cerca de 50%.

Desde o início da pandemia, 320 pessoas tiveram acompanhamento pós-alta pelo ecossistema Dasa por meio do programa Leito Virtual nos hospitais Santa Paula e 9 de Julho. Com isso, 224 leitos foram liberados nos dois hospitais, ampliando a capacidade de atendimento à população com necessidade de internação.

O diferencial do ecossistema Dasa é entregar o cuidado na hora certa, para a pessoa certa, sem gerar utilização inadequada de recursos diz Ana Elisa.

São 20 milhões de usuários Dasa
250 mil médicos parceiros
40 mil colaboradores

O objetivo é ter plataformas cada vez mais potentes e robustas para apoiar o corpo clínico e o usuário na coordenação de cuidado. É a entrega de saúde baseada em dados, conclui.