Os prejuízos que os raios ultravioleta (UV) presentes na luz do sol causam à pele são conhecidos. Campanhas de estímulo ao uso de protetor solar tratam deles com frequência – e muitas se dirigem às crianças e aos adolescentes, que têm pele mais sensível. Mas pouco se fala sobre os males que esses raios provocam aos olhos dos pequenos. E sobre a importância de utilizar óculos – não apenas escuros, mas também os de grau – com os mais altos níveis de proteção contra os raios UV.

 

Tomar esse cuidado na infância reduz os riscos de diversos problemas nos olhos e ao redor deles na vida adulta, como envelhecimento precoce da pele, catarata e até mesmo câncer, que são causados pelo efeito acumulativo da radiação ultravioleta. Principalmente porque as crianças passam muito mais tempo ao ar livre, mesmo nos dias de hoje. Os dados são da Organização Mundial da Saúde: em média, elas tomam três vezes mais sol que os adultos. E isso faz com que cerca de 80% da exposição ao sol ao longo de toda a vida das pessoas aconteça até os 18 anos de idade.

 

A boa notícia é que as melhores lentes de óculos já dispõem de tecnologia para oferecer proteção total contra os raios UV. É o caso dos produtos da marca alemã ZEISS, uma das empresas mais inovadoras desse segmento no mundo, que está lançando no Brasil a linha ZEISS Kids. Elas incluem o tratamento UVProtect, capaz de bloquear raios com comprimento de onda de até 400 nanômetros (nm), o que representa 100% da radiação solar UV que chega à Terra. Segundo a empresa, atualmente, apenas 20% das lentes vendidas no mundo atingem esse grau de proteção, que costuma ser encontrado somente em óculos de sol de marcas premium.

 

As lentes ZEISS Kids são feitas de policarbonato, material indicado para crianças e adolescentes por ser mais resistente e trazer mais segurança contra impactos (elas têm garantia de um ano contra quebra – e nesse período podem também ser trocadas duas vezes gratuitamente em casos de mudança de grau, comuns nessa fase da vida).

 

Apesar dos riscos que a radiação UV provoca a olhos desprotegidos, nunca é demais lembrar da importância do sol na vida das crianças. Ele ajuda o organismo a sintetizar vitamina D, que é essencial para a saúde, e também a produzir melanina, o pigmento da pele que protege contra queimaduras de sol. Com os devidos cuidados, que incluem filtro solar para a pele, algum tipo de proteção para a cabeça, como chapéu ou boné, óculos com lentes que bloqueiam os raios UV, elas devem ser estimuladas a brincar ao ar livre.