A carreira de assessoria de investimentos cresceu bastante nos últimos anos. “É a profissão do futuro”, afirma Caio Peres, head de expansão e sócio da XP Investimentos, onde só em abril deste ano 203 novos assessores foram registrados. A empresa hoje soma 3.350 agentes autônomos: um aumento de mais de 100% em relação ao número de profissionais em 2015, quando eram pouco mais de 1500. Até o fim deste ano, a XP planeja contar com 4.200 assessores. 5 provas de que a carreira de assessor de investimento é promissora

Se você já está pensando em mudar de carreira, saiba que, para se tornar um assessor de investimentos, é necessário passar na prova realizada pela Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para depois solicitar o credenciamento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O exame da Ancord tem 80 questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Para ser aprovado, é necessário acertar 70% de toda a prova – ou seja, 56 respostas corretas – e no mínimo 50% das questões dos cinco tópicos principais.

CURSO PREPARATÓRIO
GRATUITO

A boa notícia é que a XP oferece gratuitamente um curso preparatório para os futuros agentes que já se inscreveram no exame. Para ter acesso sem nenhum custo, é necessário comprovar a inscrição na prova, que custa R$ 480, e pode ser realizada em qualquer período do ano, mediante agendamento na FGV.

O curso oferecido pela CapitalPro em parceria com a XP foi especialmente desenvolvido para o exame da Ancord. Online e com duração de 16 horas, é ministrado pelos professores Mauro Miranda e Daniel Bonaldi. Além das vídeo-aulas, inclui um simulado de 120 questões práticas e 400 slides que resumem os 15 tópicos que caem no teste. Dos 15 assuntos, apenas dois já correspondem a 40% das perguntas, conforme alerta Miranda: “são os tópicos que tendem a causar mais reprovação”.