Apresentado por
Segurança residencial

5 dicas para deixar as portas e as janelas do seu negócio mais seguras

Só em 2018, os comerciantes do país perderam mais de R$ 1 bilhão em roubos e furtos; saiba como evitar esse risco

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) mostrou que, só em 2018, os comerciantes do país perderam mais de R$ 1 bilhão em roubos e furtos. O montante representa 2,25% do faturamento líquido do varejo. Esses números alarmantes mostram como é importante priorizar a segurança em comércios, especialmente aqueles com acesso direto à rua.

A proteção garantida ao longo de todo o horário de funcionamento precisa ser reforçada quando as atividades terminam ao final do dia. Investir em treinamento de funcionários, instalar equipamentos de segurança, como sistema de câmeras e contratar vigilantes são alternativas válidas. Mas já parou para analisar se as portas e janelas do seu espaço são realmente confiáveis?

Saiba mais: Entenda a tecnologia por trás de um sistema de alarme

“Quando se fala em segurança, esses acessos é que devem ser priorizados. Não se pode escolher portas e janelas considerando apenas a estética”, afirma a arquiteta Luana Rodrigues. “É preciso avaliar quais são as melhores opções e pensar, inclusive, em questões como altura da janela em relação ao solo e qualidade do material.”

Veja agora dicas essenciais para garantir a segurança de portas e janelas de seu estabelecimento comercial.

1. Dê preferência ao aço

Segundo Luana, os materiais mais seguros e indicados para lojas que ficam posicionadas na rua são o aço e o vidro blindado. “O aço é a opção que apresenta maior resistência e durabilidade. Pode ser utilizado em portas e também em esquadrias de janelas”, diz a arquiteta.

Apesar de ser um componente muito utilizado, o ferro pode ser corroído pela ferrugem, não é tão resistente e possui pouco conforto térmico e acústico.

2. Vidro? Só temperado e blindado

Usado tanto em portas quanto janelas, o vidro deve ser sempre temperado e blindado, além de vir acompanhado de esquadrias ou cantoneiras de aço para garantir maior segurança.

As portas de vidro ainda favorecem a visão do estabelecimento e inibem ações criminosas. Quando o espaço fica em uma esquina, é recomendável instalar vitrines nas laterais, para que se saiba o que está acontecendo do lado de dentro.

3. Reforço extra nas fechaduras

As trancas são itens fundamentais para a segurança. Por isso, na hora de escolher tanto portas quanto janelas, a dica é verificar se elas permitem a instalação de fechaduras reforçadas ou cadeados. Opções como a chave tetra, com segredos ou senha eletrônica estão entre as mais seguras do mercado.

4. Quer segurança em tempo real? Invista em tecnologia

Hoje é impossível falar em segurança sem pensar também nos sistemas eletrônicos. A Verisure oferece a tecnologia do detector magnético Shock Sensor. Esse sistema faz parte do kit de alarme para negócios e, por meio de um sensor de impacto altamente sensível, verifica a abertura de portas e janelas e identifica a presença de um invasor antes mesmo dele entrar no estabelecimento.

Segundo Mariana Mazze, diretora de Marketing da Verisure no Brasil, o shock sensor é regulado de acordo com a necessidade do cliente. “Além disso, o sistema de alarme também conta com componentes que tiram fotos e registram as imagens do invasor, que é enviada direto para a central de monitoramento”, detalha Mariana. “E isso não depende de conexão com a internet ou de fios – é tudo tecnologia proprietária”, destaca.

5. Portas de enrolar: prefira as automáticas

No comércio de rua é muito comum a instalação de portas de enrolar - tanto as automáticas quanto as manuais. “Em geral, elas costumam ser de aço e recobrem outra porta de vidro blindado que fica por baixo. Elas se complementam”, explica a arquiteta. “O ideal é que essa porta de enrolar seja automática, funcionando a partir de um controle remoto, um recurso a mais de segurança na hora de uma tentativa de arrombamento: de dentro da loja é possível acionar o controle e fechar a porta”, completa Luana.

Elas também devem contar com travas internas e cadeados de chão. Além da proteção, outra vantagem é diminuir o tempo e o esforço para abrir e fechar o estabelecimento.

6. Controle de acesso

Com o alarme Verisure e o painel de chaves é possível ter o controle de acesso dos funcionários que trabalham na sua empresa. Com ele, você fica sabendo o horário que o alarme foi ativado e desativado e por quem. Isso graças as chaves inteligentes, que você tem a opção de entregar aos funcionários responsáveis por abertura e fechamento do negócio.

arrow_forward Leia mais
Segurança

O crescimento da segurança residencial no Brasil

Segurança

Conheça os diferentes tipos de sensores de segurança

Segurança

Seu restaurante está bem protegido?

Segurança

Dicas para deixar sua loja mais segura

Segurança Residencial

Como agir em caso de assalto em casa?

Segurança

Seguro X alarme monitorado: o que vale mais a pena?

Segurança

Segurança na palma da mão

Segurança

Saiba como proteger sua casa de inundações

Segurança

Como a era digital está mudando a segurança no mundo

Segurança

A eficiência dos sistemas de segurança

Segurança

Diferenças entre as câmeras de vigilância e alarmes 24 horas

Segurança

Segurança nas ruas: você sabe se proteger?

Segurança residencial

Vai viajar no final do ano? Saiba como manter sua casa protegida

Segurança residencial

As cidades mais seguras do Brasil

Segurança residencial

É possível ter segurança morando em uma casa com acesso direto à rua?

Segurança residencial

Você sabe como funciona uma central de monitoramento?

Segurança residencial

Casa segura para idosos

Segurança residencial

Entenda a tecnologia por trás de um sistema de alarme

Segurança residencial

A sua casa está bem protegida?

Segurança residencial

Saiba como escolher o melhor sistema de alarme para a sua casa

Segurança residencial

Férias: saiba como garantir a proteção das crianças em casa

Segurança residencial

8 dispositivos de segurança que ajudam a manter a casa longe de roubos e assaltos

Segurança residencial

5 dicas para entrar e sair de casa com segurança

home