Apresentado por

Proteger o patrimônio é um dos desafios do empreendedor

Além de acreditar numa ideia e empenhar tempo e dinheiro para desenvolvê-la, investidor precisa pensar na prevenção de riscos

Quem ainda não é empreendedor provavelmente já pensou ou está pensando em seguir esse caminho um dia – e certamente tem alguém próximo que já tomou essa decisão. De acordo com o Sebrae, 36 de cada 100 brasileiros na faixa entre 18 e 64 anos estão conduzindo uma atividade empreendedora. Desses, 20 estão em negócios criados há menos de três anos.

Empreender é um ato que exige coragem em vários aspectos. É preciso acreditar numa ideia e investir talento, tempo e dinheiro para desenvolvê-la. Por mais que haja planejamento e dedicação, no entanto, imprevistos dos mais diversos tipos podem surgir.

Todas as empresas estão sujeitas a acontecimentos fortuitos – acidentes ou roubos, por exemplo – e podem sofrer com os efeitos incontroláveis de fenômenos naturais, como enchentes ou vendavais. Há, ainda, outros tipos de riscos, incluindo a ação de hackers e outros possíveis contratempos decorrentes do novo mundo da tecnologia da informação.

Foco na prevenção

O seguro é um investimento essencial para quem tem um negócio, de qualquer porte. Não apenas pelo fator mais óbvio – assegurar o respaldo financeiro quando surgem os imprevistos –, mas também para manter a tranquilidade que o empreendedor precisa para estar 100% focado na missão de fazer a empresa crescer e dar frutos.

“Todo negócio envolve riscos, alguns gerais, outros específicos do setor de atuação. O primeiro mandamento do empreendedorismo é não subestimar esse conjunto de riscos”, diz o consultor Ricardo Recowsky.

Ele lembra que a vulnerabilidade dos pequenos e médios negócios aos riscos é proporcionalmente maior, pois o custo de um imprevisto pode até mesmo levar a empresa a encerrar as atividades. “Conviver com esse receio é algo desnecessário para quem já tem tantas preocupações. O seguro é o melhor caminho para aliviar esse peso”, ressalta Recowsky.

À medida que a empresa cresce, os riscos se multiplicam. É por isso que o consultor aconselha todo empreendedor a ter, desde o início, um corretor de seguros de confiança, da mesma forma que precisa de um advogado ou de um contador para acionar a qualquer momento.

No momento de escolher a seguradora, um fator importante é perceber que há foco na prevenção. “Desenvolvemos uma série de ações de gerenciamento em parceria com o cliente para reduzir os riscos. Caso ocorra o sinistro, a seguradora está aqui para pagar a indenização o mais rápido possível. A nossa preocupação, no entanto, é atuar junto ao cliente para evitar o acidente, que pode levar até ao encerramento do negócio”, diz o diretor executivo de produtos pessoa jurídica da Tokio Marine, Felipe Smith.

Quer saber mais sobre o Seguro Empresarial da Tokio? Clique aqui.

Leia mais

Procura por proteção para empresas contra ataques de hackers é tendência

O seguro para riscos cibernéticos se torna cada vez mais importante diante da proliferação das ameaças virtuais

Saiba mais

O verdadeiro significado de negócio ganha-ganha

Verdadeira bandeira branca nas relações de aluguel, a fiança locatícia beneficia tanto proprietários quanto inquilinos

Saiba mais

Que tipo de empreendedor você é?

Precavido, ousado, se arrisca demais... faça o teste e descubra

Saiba mais

Planejamento do agronegócio deve incluir seguro

Produtores rurais dependem da renda que a proteção ajuda a garantir

Saiba mais

Seguro ligado à construção civil é investimento fundamental

Há uma série de contratempos que podem causar grandes prejuízos durante uma obra

Saiba mais

Seguro específico é fundamental para quem atua na cadeia de produção de petróleo e gás

Já existem produtos segmentados para os riscos especializados do setor

Saiba mais

Seguros ajudam o empreendedor a dar foco total no negócio

É possível encontrar no mercado brasileiro produtos para as mais diversas situações e para empresas de qualquer setor de atuação e estrutura

Saiba mais

Investimento em seguro é essencial para quem lida com transporte de cargas

Um dos principais riscos é o alto índice de acidentes, causados tanto por estradas mal conservadas quanto por imprudência e despreparo dos motoristas

Saiba mais
home