Apresentado por

Procura por proteção para empresas contra ataques de hackers é tendência

O seguro para riscos cibernéticos se torna cada vez mais importante diante da proliferação das ameaças virtuais

O Brasil é um dos países com maior incidência de ataques cibernéticos, conforme revelou um relatório recente da empresa de segurança digital Symantec. A ação de hackers tem causado vários tipos de transtornos e prejuízos às empresas, seja pela interrupção dos serviços, seja pelo vazamento de dados ou até mesmo pela prática de extorsão, entre várias outras ameaças.

A situação se tornará ainda mais delicada a partir de agosto de 2020, quando entra em vigor a nova Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD), com regras rígidas de punição a empresas que não resguardarem adequadamente as informações pessoais de seus clientes.

O advogado Renato Opice Blum, um dos mais respeitados especialistas em direito digital do País, diz que as empresas precisam se mobilizar para rever todos os seus canais de coleta e de processamento de dados. Com a LGPD, a posse e o eventual repasse de informações pessoais dependerá de autorização expressa do titular. “Por mais que uma empresa tome atitudes para se prevenir, no entanto, é impossível assegurar que estará 100% protegida”, ressalta o advogado.

A multa por descumprimento das regras pode chegar a 2% do faturamento para cada episódio. E o ataque de hackers não é alegação suficiente para eximir a empresa da responsabilidade pelo vazamento de dados.

Para ajudar as empresas a lidar com a possibilidade de ataques cibernéticos, a Tokio Marine lançou o Seguro Riscos Digitais. As coberturas incluem os danos causados a terceiros e também aqueles que afetam a própria segurada.

Assim, estão cobertos pelo seguro os prejuízos causados a terceiros por vazamento de dados, pirataria, plágio, roubo de ideias e disseminação de malwares. Já os prejuízos à própria empresa podem ser decorrentes de lucros cessantes (para compensar as perdas causadas pela interrupção das operações), custos de remediação (de um sistema ou rede comprometidos pelo ataque) e reembolso de multas impostas por órgãos governamentais.

“O fato é que toda empresa que armazena informações no mundo digital está exposta a riscos cada vez maiores”, diz a Gerente de Garantia e Linhas Financeiras da Tokio Marine, Caroline Ayub. Ela lembra que, ao contrário do que muitos pensam, o alvo mais comum desses ataques não são as grandes corporações. “As estatísticas mostram que as pequenas e médias empresas são atingidas com mais frequência, pois ficam mais vulneráveis”, observa.

Por isso, um dos focos principais da atuação da Tokio Marine no nicho são as Pequenas e Médias, que geralmente não possuem uma estrutura dedicada à prevenção. O seguro ainda disponibiliza uma equipe especializada de suporte técnico e resposta a incidentes pronta para prestar apoio 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quer saber mais sobre o Seguro Riscos Digitais da Tokio? Clique aqui.

Leia mais

Gestão de riscos transformada em oportunidades

Gerenciar riscos empresariais evita prejuízos e pode trazer melhorias significativas de produtividade

Saiba mais

Proteção para empresas, tranquilidade para clientes e fornecedores

Os seguros de responsabilidade civil são essenciais para cobrir danos a terceiros, que podem alcançar valores inesperados

Saiba mais

10 tipos de seguros para as mais diversas situações

É possível proteger desde eventos até capital empregado na lavoura

Saiba mais

O verdadeiro significado de negócio ganha-ganha

Verdadeira bandeira branca nas relações de aluguel, a fiança locatícia beneficia tanto proprietários quanto inquilinos

Saiba mais

Que tipo de empreendedor você é?

Precavido, ousado, se arrisca demais... faça o teste e descubra

Saiba mais

Proteger o patrimônio é um dos desafios do empreendedor

Além de acreditar numa ideia e empenhar tempo e dinheiro para desenvolvê-la, investidor precisa pensar na prevenção de riscos

Saiba mais

Planejamento do agronegócio deve incluir seguro

Produtores rurais dependem da renda que a proteção ajuda a garantir

Saiba mais

Seguro ligado à construção civil é investimento fundamental

Há uma série de contratempos que podem causar grandes prejuízos durante uma obra

Saiba mais

Seguro específico é fundamental para quem atua na cadeia de produção de petróleo e gás

Já existem produtos segmentados para os riscos especializados do setor

Saiba mais

Seguros ajudam o empreendedor a dar foco total no negócio

É possível encontrar no mercado brasileiro produtos para as mais diversas situações e para empresas de qualquer setor de atuação e estrutura

Saiba mais

Investimento em seguro é essencial para quem lida com transporte de cargas

Um dos principais riscos é o alto índice de acidentes, causados tanto por estradas mal conservadas quanto por imprudência e despreparo dos motoristas

Saiba mais
home