Desafios

19 de maio de 2016

Você também pode ter uma startup de sucesso

Existe pelo menos um setor no Brasil em que a palavra “crise” não se tornou um mantra: o das startups. Levantamento recente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostrou que, em apenas seis meses, houve no País um crescimento de 18,5% no número dessas empresas, que chegou a 4.151 no final de dezembro de 2015. Mas isso não significa que ter uma ideia genial, um espaço na garagem para reunir os amigos, fazer experimentos e usar roupas descoladas sejam a garantia do sucesso nesse universo.

Um insight inovador é um dos principais fatores para o início da caminhada de sucesso de qualquer negócio. Como acontece com todos que se aventuram a empreender, é preciso ser muito dedicado e principalmente realista a respeito do potencial da ideia. “É importante identificar se o problema que a startup almeja resolver é real. Muitas vezes, o empreendedor começa pensando na solução. Ele tem uma ideia de produto ou serviço e já parte para planejar o lançamento. Assim, pula o passo fundamental, que é saber se existe mesmo um gargalo”, diz Guilherme Horn, diretor de Open Innovation da Accenture.

O executivo também chama a atenção para outro ponto, que acredita ser um dos principais problemas para quem deseja criar uma startup no Brasil: a burocracia. “O processo é tão complicado que a empresa fica inativa para não ter de ser fechada. E a maioria das startups fecha no primeiro ano de vida”, afirma.

Barreiras transponíveis

As dificuldades existem, mas podem ser superadas, como mostram as startups brasileiras Nubank, de cartão de crédito, e o aplicativo Guia Bolso, citadas por Horn como exemplos de sucesso.

O cartão de crédito da Nubank pode ser contratado pelo celular, em poucos segundos, e o relacionamento é todo feito pelo aplicativo. A pessoa não precisa ligar para uma central. É possível gerenciar o limite, bloquear e desbloquear, pagar a fatura, entre outras funcionalidades.

Também inovador, o Guia Bolso é um gerenciador financeiro de controle de despesas. “O que ele tem de mais legal é a base de clientes. São dois milhões que colocaram seus dados bancários, inclusive senha, no aplicativo, que é grátis. Eles confiaram totalmente. E isso mostra que quando se entrega valor, as pessoas confiam a ponto de dar a senha do banco”, diz Horn.

Inspirações para quem sonha em abrir a própria startup

Pensando nos futuros empreendedores, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou um manual com dicas para montar uma startup de sucesso, resumido abaixo:

1- Conecte-se: converse com diferentes pessoas, troque impressões, participe de eventos. Nessa fase, as ideias valem muito pouco, esqueça o medo de roubarem a sua.

2- Valide suas hipóteses: antes de dar os próximos passos na construção e na implementação da ideia, valide-a com clientes reais. Para fazer isso não é preciso, necessariamente, desenvolver a solução, mas “sair do prédio” e ir conversar com os clientes em potencial.

3- Forme um time complementar: de forma geral, uma boa startup deve ter, pelo menos, quatro competências bem definidas: gestão, tecnologia, operações e vendas.

4- Tenha acordo de sócios: ele pode fazer parte do contrato social no caso das sociedades limitadas ou contrato separado. Recomenda-se menção deste no contrato social. Seu objetivo é estabelecer o que acontece em caso de desentendimentos ou eventual saída de um dos sócios.

5- Teste seu modelo de negócio até que funcione: muitas vezes, para realizar esses testes não é preciso possuir o produto ou solução totalmente desenvolvida. É possível realizar pesquisas preliminares, testes A/B, pré-venda, ofertas não automatizadas (também chamadas de modelo concierge), dentre outras formas. O objetivo aqui não é ainda escalar o modelo, mas encontrá-lo.

6- Conheça suas métricas: a compreensão de suas métricas é fundamental para o sucesso de sua startup; afinal “não se pode gerenciar aquilo que não se mede”. Compreenda quais as mais importantes para seu negócio, meça e utilize-as como bússola para ajustar e otimizar seu modelo.

7- Seja ágil na execução e busque apoio: é importante construir uma estratégia de “go to market” (ida ao mercado) que estabeleça os melhores canais, as regiões e o passo a passo das ações, buscando maximizar seu crescimento. Há muitas instituições que podem prestar apoio, como incubadoras de empresas, aceleradoras e programas de capacitação específicos para startups.

8- Tenha um plano proativo para captação de recursos: considere que podem ser necessárias algumas rodadas de investimento ao longo da vida da startup. Existem cursos e workshops sobre investimento em capital de risco que podem auxiliar na decisão.

9- Construa uma cultura e valorize seu time: ao crescer, tenha certeza de estar mantendo sua cultura, buscando valorizar os colaboradores e manter muitos dos pontos positivos da cultura startup que podem se perder pelo caminho do crescimento.

10- Pense grande: se o seu modelo cresceu e funcionou e sua empresa já é um sucesso, pode ser ainda mais. Por que ficar apenas limitado à sua região? Se já tem atuação nacional, por que ficar apenas no Brasil?

Saiba mais em Accenture.

Ver comentários