Boas práticas

02 de agosto de 2016

Você sabe o que é economia de resultados?

De equipamentos industriais inteligentes a sensores de smartphone, as empresas passaram a utilizar componentes de hardware altamente conectados para oferecer aos clientes não apenas produtos e serviços, mas resultados significativos. Essas “revolucionárias digitais” sabem que a vantagem não está mais em vender simples produtos. É a chamada “economia de resultado”, baseada na internet das coisas. Numa pesquisa da Accenture, 64% dos líderes de empresas disseram que sua companhia estava usando ou experimentando objetos conectados, 68% afirmaram utilizar TVs conectadas, e 59% disseram fazer uso de carros conectados para engajar seus consumidores. Conheça algumas inciativas bem-sucedidas:

Teatro Teatreneu

A companhia de Barcelona, na Espanha, cobra seus ingressos baseada no quanto o público se divertiu. Por meio de um sistema de reconhecimento facial, a empresa identifica quanto cada pessoa riu durante uma peça e cobra de acordo com esse parâmetro, a partir de um preço mínimo.

Prefeitura de Los Angeles

A cidade americana tem mais de 7 mil vagas inteligentes espalhadas pelas ruas. Por meio de um aplicativo que se comunica com sensores em tempo real, os motoristas ficam sabendo onde podem estacionar. Esse sistema gerou resultados tangíveis tanto para as pessoas quanto para a cidade, fazendo crescer 2% a arrecadação e, ao mesmo tempo, diminuindo em 11% o custo do estacionamento.

Monsanto

Recentemente, a companhia adquiriu a empresa Climate Corporation, uma desenvolvedora de software inteligente para fazendas, que integra sensores de agricultura a sistemas de avaliação do clima, do solo e das condições da plantação. Essa aquisição permitiu à multinacional reduzir riscos e aumentar lucros. Além de recomendar aos clientes os melhores cultivos, agora a empresa também aconselha sobre os tipos de semente, quando plantar, melhor época para colher, e ainda passa uma estimativa de lucro. Essa inteligência oferecida pela Monsanto aumentou os resultados obtidos pelos agricultores, que agora podem adquirir seguros relacionados a eventos climáticos específicos para cada plantação.

Tesla Motors

A montadora americana de carros elétricos descobriu uma maneira de utilizar hardware para oferecer mais segurança aos consumidores. Em 2013, algumas unidades do sedã Model S pegaram fogo após os veículos passarem por obstáculos. Os acidentes foram relacionados ao lítio, material altamente explosivo do qual a bateria do carro elétrico é feita. Em vez de fazer um recall nos modelos tradicionais, no qual os consumidores levam o automóvel à montadora, a Tesla utilizou os hardwares inteligentes presentes em cada carro para fazer uma atualização no sistema que resolveu o problema temporariamente. Assim que a empresa encontrou uma solução de longo prazo, os clientes tiveram a opção de levar seus carros para uma manutenção gratuita.

Saiba mais em Accenture.

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