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Como a Apple e a Accenture estão se unindo para melhorar o modo como trabalhamos
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04 de agosto de 2016
A evolução da tecnologia está possibilitando um aumento na colaboração entre humanos e máquinas. Sistemas inteligentes, wearables e outras inovações propiciam novas oportunidades para que empresas complementem sua força de trabalho e melhorem a produtividade.
Segundo pesquisa da Accenture, em 2018, as companhias precisarão treinar suas máquinas, assim como treinam seus funcionários (usando softwares inteligentes, algoritmos e outros). “Quando pessoas e máquinas trabalham juntas, aumenta-se o potencial de produzir mais inovação do que quando agem separadamente”, afirma o relatório.
As corporações bem-sucedidas serão aquelas que reconhecerão os benefícios de colocar humanos e sistemas inteligentes trabalhando em conjunto. Já existem alguns casos de sucesso, como por exemplo:
Nasa
A Agência Espacial Americana enviou astronautas e robôs para trabalharem juntos na arriscada missão de resgatar satélites abandonados no espaço. Munidos de avançados algoritmos analíticos e câmeras estereoscópicas, os robôs mapeiam o lixo espacial, assim como sua trajetória, velocidade e centro de massa, permitindo aos astronautas capturá-lo com segurança.
Los Angeles Times
Os repórteres do jornal americano trabalham com um software inteligente para escrever reportagens, o programa QuakeBoat, que redige o primeiro rascunho de matérias sobre terremotos. O programa extrai os dados oficiais sobre o fenômeno natural do relatório geológico americano e os coloca num template. Essas informações passam por um editor que as checa e finaliza o texto. Além de tornar o processo de apuração mais rápido, o sistema também diminui o tempo entre a ocorrência do terremoto e a publicação da matéria. Certa vez, o programa permitiu que o artigo fosse publicado apenas três minutos após a ocorrência de um terremoto.
Wearables na medicina
Recentemente, Accenture e Phillips demonstraram como um médico, usando Google Glass numa sala de operação, pode monitorar os sinais vitais da pessoa enquanto realiza uma cirurgia, sem desviar a atenção do paciente. Cirurgiões do Hospital da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, também usaram os mesmos óculos para auxiliar numa cirurgia de retirada de um tumor abdominal. Os médicos puderam observar o paciente ao mesmo tempo em que executavam a operação, além de monitorar seus sinais vitais.
Exército e Marinha dos Estados Unidos
Os wearables também podem ajudar a aumentar a capacidade física e a produtividade das pessoas. O Exército dos Estados Unidos está fazendo testes com exoesqueletos revestidos de estrutura robótica que aumenta a força física. Já a Marinha americana adquiriu dois exoesqueletos inteligentes para transportar máquinas pesadas, o que trouxe um aumento de duas a 27 vezes à produtividade, dependendo da tarefa a ser executada.
Amazon
Com a ajuda do robô Kiva, os funcionários do departamento de venda de itens para casa da gigante americana do e-commerce não apenas melhoraram a eficiência operacional recuperando produtos, mas também tornaram melhor a dinâmica da estocagem. Esses robôs reduziram em 15 minutos o tempo que se demorava para pegar um produto no estoque. Além disso, seu algoritmo sugere as melhores disposições para cada item. Por exemplo, se um produto vende menos, o mais lógico é guardá-lo num lugar menos acessível e deixar os que vendem mais à mostra.
Mitsubishi Eletrônicos
No Japão, a empresa está testando um novo software de realidade aumentada para ajudar os técnicos em ar-condicionado. A tecnologia permite que esses profissionais vejam em três dimensões o objeto que estão consertando, para que possam visualizar a peça a ser substituída ou reparada.
Volkswagen
A montadora alemã criou um sistema de visualização por tablet para o seu carro híbrido XL1, que torna mais fácil o trabalho dos mecânicos que precisam reparar o veículo. Além de diminuir o tempo de conserto, a tecnologia ajuda na execução de mudanças complexas de design de peças, e permite que os técnicos descubram o problema mais rápido, sem precisar parar o serviço para pedir instruções adicionais ou consultar um manual.
Saiba mais em Accenture.
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