Gêmeos Digitais - O Futuro da Indústria

Eles vão transformar as lógicas de produção nas empresas. Reduzem custos, encurtam o período de lançamento dos produtos e aumentam a produtividade nas fábricas

Consultoria referência na área de tecnologia, a Gartner anunciou que os gêmeos digitais estão entre as 10 principais tendências no mundo corporativo para este ano. Cópias digitais de produtos, processos ou equipamentos, eles são capazes de aperfeiçoar processos fabris, reduzir custos com protótipos e diminuir o tempo de lançamento de um produto no mercado.

Desenvolvido para se comportar da mesma maneira do que seu correspondente no mundo real, o gêmeo digital é abastecido com dados desse irmão real, e assim tem a capacidade de simular condições de desempenho e funcionalidade desse objeto.

O gêmeo digital é um passo a mais no processo de desenvolvimento de modelos. Em vez de você apenas simular, você consegue usar sinais reais do objeto em questão. Quanto mais informações você tiver, consegue desenvolver um gêmeo digital mais robusto.

Luis Gustavo Mamede, consultor em Digitalização e Automação.

No prazo de 3 a 5 anos, milhões de objetos serão simulados por meio dos gêmeos digitais, segundo a Gartner. Hoje, já existem alguns projetos que usam essa tecnologia, inclusive no Brasil. O Centro Universitário FEI desenvolveu um deles.
Veja no vídeo:

Produto

Hoje, o ciclo de vida dos produtos diminuiu em 25%. Isso significa que novos produtos devem ser desenvolvidos e lançados mais rápido. Como aperfeiçoar o design de um objeto ou equipamento e, ao mesmo tempo, diminuir custos e riscos durante esse processo? Os gêmeos digitais são uma saída.

A maioria das empresas ainda segue um modelo tradicional em que a qualidade só é checada depois que os componentes de uma peça estão prontos para serem testados. Com o gêmeo digital, as indústrias podem usar dados para simular testes antes de qualquer peça ser fabricada. O tempo de produção diminui e o produto pode ser lançado no mercado com mais rapidez.

Antigamente, o teste era feito com um objeto físico mesmo. O carro era fabricado e então era testado. Com o gêmeo digital, você cria esse espelho do seu produto real e consegue testá-lo sem gastar material, tempo e dinheiro.

Larissa Bittencourt, consultora da Bridge Consulting em projetos de otimização de processos.

Processos

A tecnologia dos gêmeos digitais também pode ser usada em processos dentro das fábricas. Um dos exemplos são testes de ergonomia. É possível planejar a melhor posição do colaborador em uma linha de produção, por exemplo, ou a melhor maneira de ele segurar um objeto.

Você cria um gêmeo digital do que você deseja ter na sua fabrica e consegue testar como os funcionários podem se locomover ali dentro, qual a forma mais segura. Você consegue minimizar bastante possíveis acidentes de trabalho, e isso entra na gestão de riscos da empresa.

Larissa Bittencourt, consultora da Bridge Consulting em projetos de otimização de processos.

É possível utilizar os gêmeos digitais para:

  • Reproduzir

    Reproduzir virtualmente um sistema de produção

  • Reproduzir

    Analisar processos logísticos

  • Reproduzir

    Relacionar tarefas a colaboradores e setores específicos

  • Reproduzir

    Testar processos de montagem e ergonomia da linha de produção

  • Reproduzir

    Adicionar o período de tempo necessário para a realização de tarefas

  • Reproduzir

    Integrar as informações de forma que, se houver mudanças no design do produto, a produção também será adaptada

Equipamentos

Os gêmeos digitais podem ser usados também para monitorar equipamentos que já estão no mercado. Uma empresa de aerogeradores pode, por exemplo, captar informações das turbinas para prever desgastes e realizar a manutenção antes de uma possível quebra.

Fabricantes de máquinas também conseguem utilizar gêmeos digitais para otimizar as funcionalidades dos equipamentos. Os dados da máquina “real” podem ser carregados em um modelo, ainda na fase de design. Isso resulta em um gêmeo digital, que é capaz de simular as operações e fluxo de trabalho ao longo do tempo útil da máquina.

O futuro da indústria

Atender às demandas do mercado e dos clientes com agilidade é o desafio das empresas, e os gêmeos digitais são uma das soluções possíveis para as companhias que querem manter sua competitividade.

Por isso, a digitalização é o caminho a ser trilhado por quem deseja melhorar sua produtividade e resultados.

Digitalização significa transformar dados em informações que geram impactos mensuráveis nos negócios. Pensar em digitalização é pensar no futuro das indústrias. Segundo 52% dos CEOs do mundo, espera-se que a digitalização transforme a indústria.

MindSphere

O que é preciso para que todos os dados disponíveis em uma empresa possam ser transformados em informações relevantes?

Plataforma aberta baseada em nuvem, a MindSphere tem a capacidade de concentrar essas soluções. Aplicativos e serviços digitais podem ser desenvolvidos por diversos operadores, de acordo com as necessidades de cada empresa. Ao integrar os dados da MindSphere com o gêmeo digital, é possível fazer simulações e testar produtos.

Benefícios dos Gêmeos digitais

Redução de custos e do tempo de produção

Melhoria da qualidade dos produtos

Diminuição no tempo de fabricação de um produto

Eficiência nos processos internos das empresas

Previsão e correção de falhas em produtos e equipamentos

Impacto na produtividade e resultados