Quer um carro novo com sua cara? Customização em massa beneficia empresas e consumidores

Flexibilidade e eficiência para atender a demandas específicas dos clientes são novos paradigmas para as indústrias

Imagine uma empresa em que cada cliente tem a oportunidade de personalizar seu produto, sem onerar a fábrica. Uma marca de carros, por exemplo, pode fazer aquele modelo preto com detalhes em amarelo para um único dono. Esse cenário que parece desenho de criança não está tão longe. A customização em massa já é uma realidade em algumas companhias, preocupadas em atender às demandas dos consumidores sem abrir mão da produtividade.

Cada vez mais os clientes desejam itens personalizados, com alto padrão de qualidade e preços competitivos. Para cumprir essas expectativas, é preciso flexibilizar a cadeia produtiva desde o momento do pedido, passando pelo desenvolvimento do produto, pela fabricação e pela entrega. Mas como atender a todos sem acrescentar custos ao departamento de design, por exemplo, ou à produção no chão de fábrica?

A resposta está na digitalização. Por meio dela, é possível transformar dados em informações relevantes para as empresas, processo fundamental para tornar a customização em massa uma prática nas indústrias. É o caso da fábrica da Jeep, em Goiana (PE). No complexo de 530 mil metros quadrados de área construída foram instaladas soluções capazes de trazer mais produtividade, como o Teamcenter. A ferramenta possibilita que os projetistas desenhem cada peça e visualizem o carro inteiro em 3D. Com isso, é possível programar e testar a linha de produção já sabendo qual peça vai ser montada, e fazer três modelos de carro na mesma linha de produção, em ordens diferentes.

“Podemos aumentar ou diminuir a quantidade de um modelo específico produzido na linha. Tudo de acordo com a demanda de mercado”, explica Glauber Fullana, gerente de planta da Jeep, acrescentando que a fábrica foi pensada desde a concepção para ser a mais moderna de todo o grupo. “Queríamos ter essa vanguarda em termos de customização”, completa. 

Aumento da competitividade

Uma das líderes mundiais na fabricação de robôs industriais e sistemas de automação, a Kuka tinha o objetivo de aumentar a competitividade e flexibilizar a produção para reduzir custos. Soluções digitais permitiram que a empresa diminuísse seu time to market (tempo entre o desenvolvimento de um produto e seu lançamento), além de aumentar a qualidade. Hoje, 98% das células de trabalho robotizadas ficam prontas digitalmente antes de irem para o chão de fábrica. 

Com o Process Simulate Virtual Commissioning, solução digital incorporada pela Kuka, é possível controlar uma simulação virtual do operador da máquina, exatamente como é feito no chão de fábrica, diminuindo os riscos e esforços repetitivos para o operador.

Agilidade na manufatura

As soluções em digitalização podem ser aplicadas em diversas indústrias. Na Dr. Kurt Wolff GmbH & Co. KG, fabricante alemã de cosméticos, uma única máquina consegue produzir baixos volumes com aumento de produtividade. O equipamento pode ser revertido rapidamente para acomodar a produção e lida com cinco produtos diferentes ao mesmo tempo. 

A fabricante utilizou a solução Multi-Carrier-System, que funciona para passar os produtos de forma mais inteligente pela linha. Quando necessário, cada item pode ser modificado individualmente. Essa solução assegura o máximo de flexibilidade da produção, sem perder a qualidade.

Nesse sistema, é possível fazer conversões muito rápidas da máquina para diferentes formatos, outros tipos de produto ou mesmo de pedidos sazonais. Além disso, a unidade foi desenvolvida e testada virtualmente, ensaiando os componentes na simulação digital bem antes da construção da fábrica. 

Suporte para toda produção

Em maio de 2016, a Ambev inaugurou sua cervejaria em Ponta Grossa, no Paraná. Com capacidade para produzir 380 mil hectolitros de bebidas por mês, o desafio era executar em curto prazo um projeto de novas instalações com fornecedores de várias partes do mundo, de matérias-primas a produtos finais.

Pensando em alternativas para aprimorar ainda mais todos os cuidados com a qualidade das cervejas durante o processo de produção, foram implementadas soluções de automação e digitalização, entre elas o BRAUMAT. Esse sistema de controle de processo oferece suporte para toda a produção: permite ao mestre cervejeiro acompanhar o progresso da produção em um monitor, flexibilizar o planejamento, além de garantir a qualidade da receita.

O cliente muitas vezes não sabe, mas graças à digitalização desses processos a customização em massa assegura a redução de custos para a empresa e a satisfação do consumidor final, ou seja, você que toma aquela cerveja gelada.