Sabesp

Construindo o futuro

Interligação Jaguari-Atibainha vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas

transposicao

Clique para ampliar

O ritmo das obras para aprimorar o abastecimento de água dos 365 municípios atendidos pela Sabesp não para. No início de fevereiro, uma das mais ousadas iniciativas para garantir segurança hídrica foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin. Em cerimônia que contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o governador assinou a autorização para o início da obra de interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira).

O empreendimento permitirá a transferência de vazão média de 5,13 m3/s (máxima de 8,5 m3/s) da Jaguari para a Atibainha, garantindo maior segurança hídrica para a Grande São Paulo, a Bacia do PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o Vale do Paraíba. “A ligação da bacia do Paraíba do Sul com a bacia do Cantareira é uma obra necessária para o aumento da segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo, de Campinas e Vale do Paraíba”, afirmou o governador, na ocasião do lançamento da obra. Os investimentos somam R$ 555 milhões e serão beneficiadas mais de 9,5 milhões de pessoas, além da geração de 5,3 mil empregos diretos e indiretos.

O transporte da água captada entre as represas será feito por dois trechos distintos, com uma adutora de 13,4 quilômetros de extensão e um túnel de cerca de 6,1 quilômetros e, entre os dois trechos, haverá uma estrutura de transição (tubo-túnel). O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica. Futuramente a transferência de água poderá funcionar também no sentido inverso (da represa Atibainha para a Jaguari), otimizando a capacidade de reservação dos dois reservatórios, uma ajuda mútua entre importantes sistemas de abastecimento de água, que beneficiará também a população do Vale do Paraíba. A previsão para conclusão desta segunda fase é até outubro de 2018.