O evento, que aconteceu de 8 de junho a 7 de julho deste ano, uniu a melhor culinária de São Paulo aos vinhos premium da vinícola mais tradicional da Argentina. A experiência enogastronômica ofereceu ao público oportunidade única de degustar os rótulos mais exclusivos da Trapiche por um preço justo, em restaurantes reconhecidos pela excelência na cozinha e no serviço de vinhos. As opções incluíram todos os gostos e todas as ocasiões: jantar a dois, diversão com amigos, churrasco, sushi, massa e cozinha francesa.

“Foi ótimo! As pessoas já chegavam sabendo o que queriam e quanto iriam pagar. O público que não conhecia a casa veio especificamente para o evento e voltou depois”, diz Renato Lopes, dono do Cocina Bar y Vino, um dos restaurantes participantes do Roteiro Trapiche, onde o vinho Roble Malbec foi harmonizado com empanada de carne e filet mignon ao molho de shimeji com batata rosti.

O Cocina recebeu cerca de 50 pessoas especialmente para esta edição, assim como o Calle 54. Otávio Faggion, dono do restaurante, avalia que as pessoas gostaram bastante. “O menu ficou bom, a um preço vantajoso. Os vinhos Trapiche são muito bons. Somos parceiros.” No Calle 54, os clientes habituais foram o principal público do Roteiro. “Pegamos as melhores carnes e agregamos aos vinhos. Foi interessante. Quem comeu, gostou”, completa Faggion.

Cardápio exótico

A harmonização de vinhos é uma arte fina e, às vezes, oferece desafios. Quem procura as casas de comida japonesa, por exemplo, chega pensando no saquê. Mas é possível combinar pratos com peixe cru? “Harmonizamos o vinho com iguarias muito pedidas por nossos clientes. Isso despertou curiosidade. O vinho Trapiche foi um atrativo a mais”, afirma Kazuo Ozaki, um dos sócios do restaurante de comida japonesa Dô. Cogumelos ao molho de mel e shoyu, sashimi e sushis foram servidos com Trapiche Roble Chardonnay.

Já o Fonte Leone apostou no bife de chorizo com batatas rústicas e Trapiche Roble Malbec. Guilherme Miranda, sócio do Fonte Leone, conta que foi a primeira vez que a casa participou do evento e que gostaria de incluir seus cardápios nas próximas edições. “Os clientes gostaram da experiência de harmonização e o custo estava muito atraente. O roteiro tem muito potencial. Pessoas vieram procurando exatamente o Roteiro, por causa da divulgação.”