Tecnologia, inovação e open source

Conheça as iniciativas que estão revolucionando o mercado de TI

Projeto usa open source para ajudar crianças deficientes

iStock_000040662906_

Uma organização de voluntários on-line, chamada E-nable, tem transformado a vida de crianças do mundo todo que necessitam de próteses, unindo-as a voluntários capazes de fazê-las, por meio de uma impressora 3D e softwares de código aberto (open source).

Essas crianças, nascidas sem as mãos ou os dedos, não precisam apenas lidar com as dificuldades para concluir até mesmo as tarefas mais fáceis, como pegar um copo ou amarrar os sapatos. Elas também têm que encarar a rejeição e, muitas vezes, as brincadeiras dos colegas. Além disso, como os pequenos crescem muito rápido, não era economicamente viável produzir para eles próteses caras e complicadas, com baterias e motores eletrônicos, e que seriam descartadas em pouco tempo.

Mas essa situação começou a mudar quando, em dezembro de 2011, o artista de efeitos especiais Ivan Owen, que hoje administra um laboratório de impressora 3D na Universidade de Washington em Seattle (EUA), colocou no Youtube um vídeo com uma mão gigante que tinha produzido. Na África do Sul, o carpinteiro Richard Van As, que perdera alguns dedos em um acidente, assistiu ao vídeo e pediu a Owen que o ajudasse a confeccionar uma prótese. Os dois trabalharam dois anos e,depois da prótese para Richard, fizeram outra para um menino africano.

Nos Estados Unidos, Jon Schull, cientista do Instituto de Tecnologia de Rochester, viu um vídeo sobre as próteses e descobriu que o projeto havia sido colocado na internet com o código aberto. Deixou um comentário no vídeo chamando pessoas que poderiam fazer produtos como aqueles usando impressoras 3D e softwares open source – e nasceu aí a E-nable.

Cada prótese produzida por essa comunidade on-line leva cerca de 20 horas para ser impressa e mais duas ou três horas para ser montada. Com material que custa de 20 a 50 dólares, as próteses enchem as crianças de orgulho porque, ao invés de se parecerem com membros verdadeiros, brincam com sua imaginação: os modelos mais populares imitam os Transformers e outros personagens dos quadrinhos, elas são feitas de plástico colorido e podem até mesmo brilhar no escuro.

As próteses, que hoje possuem fios que imitam tendões e possibilitam que os dedos abram e fechem de modo independente, estão em constante aprimoramento pelo grupo de desenvolvedores unidoem torno da ideia. “No mercado normal, onde trabalhei por quatro décadas, provavelmente levaria anos para que o projeto estivesse pronto”, afirma Skip Meetze, voluntário da E-nable. “Com essa comunidade é muito mais rápido, podemos melhorar o produto mensalmente.”