Pergunte ao especialista

Quando iniciar um negócio? Como conseguir financiamento? Tire suas dúvidas sobre pequenas empresas

No fim de cada mês, a seção Pergunte ao Especialista responde às principais questões sobre gestão financeira

Você tem dúvidas sobre gestão financeira do seu negócio? A seção Pergunte ao Especialista responde, na última sexta-feira do mês, aos 5 principais tópicos.
Veja, abaixo, as respostas de janeiro. Sua dúvida não foi contemplada? Mande sua pergunta para nosso time de especialistas e acompanhe o nosso site.


Respostas

Sou consultor em uma empresa, mas gostaria de empreender. Qual o melhor momento para dar este passo? Me demito e monto um negócio do zero? Aguardo uma oportunidade em que um cliente da empresa em que trabalho necessite de algo que a empresa não oferece e monto meu negócio ofertando a esse cliente?

Alain Levy

Em primeiro lugar, tenha calma! Antes de dar o pontapé inicial, é importante avaliar o seu perfil enquanto empreendedor e montar um bom plano de negócios. Você pode desenvolvê-lo sem pressa, planejando todos os passos antes de mudar completamente a sua vida.

Isso significa que você pode empreender antes de se desvincular da empresa em que você trabalha. Manter a segurança do emprego fixo é importante se surgir qualquer imprevisto. Além disso, você poderá contar com o salário, para os gastos pessoais e ainda para ajudar a financiar o negócio.

Investigar a realidade do mercado é outra dica importante. Isso faz com que você se antecipe, sem precisar esperar as demandas para montar sua empresa. Quando elas surgirem, você já terá serviço para oferecer.

Estou estudando a possibilidade de montar um novo negócio e tenho lido alguns textos que falam sobre a importância da gestão financeira. Mas, para mim, ainda não ficou claro em que aspectos da gestão financeira eu preciso ficar mais atento. Ou seja: o que priorizar?

Jefferson Andrade

A gestão financeira é fundamental na hora de empreender. Ela vai ajudar você a controlar os resultados da sua empresa, planejar suas despesas e ainda dar uma visão real do seu fluxo de caixa. Ou seja: é um conjunto de medidas que visa potencializar o seu negócio.

Isso significa que todos os aspectos são importantes e necessitam de atenção!

Comece pelo controle financeiro, fazendo uma boa administração do fluxo de caixa, controlando com exatidão seus pagamentos, recebimentos e contas. Isso serve para você ter uma previsão dos lucros. Também é importante ter uma visão completa dos custos para saber sempre por onde economizar.

Tenho um pequeno negócio (uma oficina mecânica), e o meu faturamento oscila muito. Em alguns meses, a coisa fica muito difícil e ouvi falar sobre antecipação de recebíveis. É um caminho para organizar meu fluxo de caixa?

Ana Paula Xavier

Conforme o administrador, consultor em Projeções e Planejamento Financeiro Daniel Becman, a antecipação de recebíveis é uma ferramenta de crédito que requer o cumprimento de certos pré-requisitos, além de ter taxas e alguma burocracia. É como se a instituição financeira comprasse o seu título ou instrumento de recebimento, mas sem arcar com a responsabilidade da dívida, no caso de não pagamento por parte dos seus clientes. Mesmo assim, as taxas costumam ser mais vantajosas do que um empréstimo propriamente dito e pode ser uma boa ferramenta caso seu capital de giro fique comprometido no curto prazo, mas você possa suportar uma eventual inadimplência posteriormente.

Qual a melhor forma de captar investimento no início de uma startup?

André Fernandes

Você pode apostar em um investidor-anjo. Ele geralmente fica com uma participação menor na empresa e busca alavancar o crescimento do negócio. O investidor-anjo oferece capital e uma rede de relacionamento para a startup. Além de, claro, compartilhar com você experiências e muito conhecimento.

Tenho uma microempresa (prestadora de serviços). Preciso contratar um contador? Posso fazer sozinha a emissão dos Darfs?

Eliana

Sim, uma microempresa precisa de contador. Só o microempreededor individual (MEI) está livre dessa obrigação. O Sebrae, por exemplo, recomenda que o empresário contrate esse profissional desde o início do processo de abertura da adequadas na área. No caso do Darf, o contador poderá ajudar o empreendimento a evitar erros no preenchimento ou na data de pagamento, que podem significar juros e multas.