Piloto de avião conta como mudou de carreira e se tornou especialista em liderança

Ricardo Resstel divide a rotina entre palestras e cursos fechados e conta com a ajuda de um sistema de gestão financeira para se organizar

Alcançar o sonho de infância foi só o primeiro passo na carreira do empreendedor Ricardo Resstel, de 34 anos. Depois de se tornar piloto de avião, o desejo de comandar aeronaves cedeu espaço a outro projeto: ser referência na área de liderança no Brasil.

A mudança começou quando Resstel cursou MBA em gestão de pessoas, há cerca de cinco anos. Trabalhava em uma companhia aérea e pediu autorização para aplicar os conceitos aprendidos nas aulas dentro das equipes da empresa. Deu certo.

“Percebemos os resultados e apareceram convites de fora. Fui trabalhar na embaixada americana, na área de combate a fraudes, dando treinamentos. Ali, conquistei meu know-how na parte de ensino”, lembra.

Fui trabalhar na embaixada americana, na área de combate a fraudes, dando treinamentos. Ali, conquistei meu know-how na parte de ensino”
Ricardo Resstel

Logo, a vida deu outra guinada: ao fim do MBA, Resstel escolheu uma empresa de distribuição de material hospitalar para fazer a análise de gestão como parte do trabalho de conclusão do curso. E o dono o chamou para trabalhar, implementando aquelas mesmas práticas. Foi nessa época que Resstel deu o primeiro passo para se colocar no mercado como especialista em liderança.

“Estava em uma reunião do setor hospitalar. Uma das organizações havia pedido patrocínio à nossa empresa para um evento. Foi então que ofereci minha palestra para a diretoria deles, que estava se formando”, lembra.

O feedback? “Todo o mundo falou que adorou a palestra. Aquilo me deu motivação para pensar em um caminho nessa área”, diz.

“Liderança é influência”

Há três anos, a atividade principal de Resstel é palestrar na área de liderança. Mas ele não abandonou os estudos: certificou-se no curso do norte-americano John Maxwell, um dos gurus mundiais nesse campo. Hoje, divide a rotina entre as aulas de formação da marca, da qual é instrutor no Brasil, e as palestras em empresas, órgãos públicos e associações de diversos setores.

O conteúdo tem sempre conexão com o tema, mas pode variar conforme a demanda dos clientes. “Liderança é influência. Não se trata apenas de comandar. Quando você pensa em influenciar seu cliente, você está liderando, você está conduzindo a uma determinada direção”, observa.

“Liderança é influência. Não se trata apenas de comandar"
Ricardo Resstel

Com tantas atividades, Resstel, que mora em Brasília, não tem horários fixos. Por isso, a organização da empresa é feita de forma prática e que acompanhe o dia a dia do consultor.

Mesmo antes de abrir o negócio, ele já tinha consciência da importância do controle financeiro e procurou uma solução que o ajudasse a controlar o fluxo de caixa com facilidade. Foi aí que encontrou o QuickBooks, sistema de gestão financeira que permite que o empreendedor reúna todos os extratos bancários em uma única plataforma, integrada na nuvem, podendo ser acessada via web ou aplicativo no celular.

“Lanço todos os meus gastos e controles lá e mantenho as contas visíveis para mim. Abro a tela, sei quanto já gastei, quanto tive de receita naquele mês. O controle financeiro não é a atividade fim, é uma atividade-meio para a empresa. Então, quanto mais prática e rápida e menos tempo me tomar, melhor pra mim e mais tempo faz sobrar para aquilo que é importante”, conta.

“Lanço todos os meus gastos e controles no QuickBooks e mantenho as contas visíveis para mim"
Ricardo Resstel

Para o futuro, Resstel tem uma meta: tornar-se o nome referência em liderança no Brasil. Mas o sonho de infância não ficou totalmente para trás: “Agora, só se for pra pilotar o próprio avião”, brinca.