Empresário ganha apoio em casa para buscar sonho de empreender

Rogério faz cortes a laser personalizados para se diferenciar

Abandonar uma carreira de muitos anos para ser um empreendedor exige coragem, visão de negócio e uma boa dose de apoio em casa. Foi assim que Rogério Perina, 40 anos, encontrou disposição para deixar um emprego estável e abrir sua própria empresa.

Nascido e criado em Itu (SP), Rogério tinha uma carreira de 25 anos no ramo da indústria quando decidiu criar a 2RP Laser. A empresa, que abriu as portas em fevereiro deste ano, é especializada em corte a laser em materiais não-metálicos, como MDF, acrílico e tecidos, além de gravação em cor. A 2RP Laser tem produzido principalmente material para artesanato e bijuterias, e comunicação visual para letreiros e fachadas.

“Usamos o sistema para equalizar os gastos, para ver o balanço mensal, o crescimento da empresa e para saber se devemos investir mais ou não, e em que”. Rogério Perina

Antes disso, Rogério trabalhou por nove anos em uma empresa da área metalúrgica, onde tinha a função de coordenador de engenharia em automação industrial. Vendo uma oportunidade de negócio, decidiu sair da vida de assalariado e partir para um voo solo. Com isso, ele deu espaço ao lado empreendedor que sempre teve, desde a época em que ajudava na firma do pai, uma empresa de usinagem e de barbantes artesanais.

“Muitas pessoas criticam a decisão de deixar um emprego estável, elas só veem a zona de conforto”, afirma Rogério. Apesar de algumas desconfianças, muita gente o apoiou, inclusive outros empresários da cidade. “Claro que isso é um desafio, mas é como trocar de emprego, nunca se tem a garantia do sucesso.”

O empresário afirma que o maior apoio que recebeu foi da sua esposa, Karen. “Ela sem dúvida foi o meu grande alicerce para que eu atingisse isso”, reconhece Rogério.  Alguns meses depois de aberta a 2RP Laser, com o aumento da demanda de trabalho, a ajuda de Karen assumiu outra forma, mais concreta: a gestão financeira da empresa.

“Muitas pessoas criticam a decisão de deixar um emprego estável, elas só veem a zona de conforto”.
Rogério Perina

Rogério diz que, para se diferenciar dos concorrentes em Itu, seu negócio busca fazer trabalhos personalizados e apostar no bom atendimento, visando à fidelização. Ele tem trabalhado muito com indicações e com o retorno de clientes, o que indica o sucesso do seu empreendimento.

Coragem e organização financeira

Com Rogério focado em atender os clientes, Karen fica de olho na administração. Para isso, ela usa uma ferramenta adotada primeiramente pelo marido, com a ideia de dar mais eficiência ao controle da empresa: o QuickBooks, um sistema de gestão financeira que permite um olhar detalhado sobre tudo que entra e sai, gera relatórios de fácil visualização e conta com alertas de datas de pagamentos. “Usamos o sistema para equalizar os gastos, para ver o balanço mensal, o crescimento da empresa e para saber se devemos investir mais ou não, e em que”, diz o empresário.

Rogério começou a usar o aplicativo para gerenciar seus trabalhos como projetista, antes de abrir a 2RP Laser, para ver se valeria a pena. O futuro empreendedor aprovou o sistema.

“Claro que isso é um desafio, mas é como trocar de emprego, nunca se tem a garantia do sucesso.”
Rogério Perina

Para o futuro, o empresário é otimista. Ele acredita, analisando sua demanda de hoje, que sua empresa possa crescer de 4 a 5 vezes nos próximos anos. “É nítido que isso vai acontecer. Com uma gestão de qualidade, você sabe aonde está indo, não é uma aventura.”

Quanto ao escopo da empresa, Rogério não tem uma visão muito rígida. Para ele, é importante ficar atento ao mercado e aos perfis dos clientes para reinvestir seus esforços e recursos de formas diferentes, identificando oportunidades de negócio mais promissoras. “Desde que abri a empresa, já fiz algumas adaptações nos meus produtos, visando à lucratividade e ajustando o meu negócio em vista de algumas demandas”, afirma.