Empreendedor e atleta, dono de box de crossfit concilia diferentes áreas da gestão do negócio

Norton Nichelle abriu a Arbo Crossfit em janeiro de 2017 e equilibra as tarefas diárias com a meta de completar uma prova de triatlo

Nas competições de triatlo, os atletas completam três percursos: natação, ciclismo e corrida, sem interrupção entre as modalidades. Se depender do fôlego para conciliar várias habilidades, o empreendedor Norton Nichelle, de 28 anos, vai largar em vantagem na prova que pretende percorrer em novembro de 2021. Afinal, desde que abriu a Arbo Crossfit, ele coordena com maestria todas as áreas do negócio.

A ideia de abrir um box (espaço onde se realizam as séries de exercícios de crossfit) começou ainda na faculdade, em meados de 2013. Nichelle cursava Administração em Curitiba (PR), onde mora, e pretendia ter uma empresa na área esportiva. Só não sabia ainda o quê. Desde a infância, praticou karatê, judô, futebol, natação, corrida e ciclismo, mas foi quando ouviu falar do crossfit que identificou uma oportunidade de negócio. “Na época, descobri que o crossfit estava em ascensão no Brasil. Engatinhava no Rio e São Paulo, e aqui em Curitiba não tinha. Fui estudar melhor o esporte e gostei”, relembra.

Desde a concepção do projeto até a inauguração, foram cerca de três anos. Nichelle estruturou o plano de negócios, encontrou investidores, procurou o terreno ideal (com localização próxima do público que pretendia alcançar) e construiu o box. Durante esse tempo, resolveu cursar uma segunda faculdade: Educação Física. “Nessa área, você tem que ter um responsável técnico, e eu não queria ficar dependente de ninguém. Então, estudei para poder exercer também essa função”, explica o empresário, que se envolve em todas as áreas do negócio.

“O maior desafio de empreender foi conciliar tudo. Mesmo sendo organizado, quando você faz todas as tarefas, alguma coisa pode ficar para trás.”
Norton Nichelle

Além de responsável técnico e dono, faz a gestão das áreas de marketing (na qual conta com uma agência de publicidade como parceira), comercial, atendimento, captação de clientes, pós-venda e financeiro. “O maior desafio de empreender foi conciliar tudo. Mesmo sendo organizado, quando você faz todas as tarefas, alguma coisa pode ficar para trás”, diz.

“Sempre fui fã de planilhas, mas quando contratei uma assessoria para me ajudar no negócio, me indicaram o QuickBooks, que eles também usavam."
Norton Nichelle

Há cerca de um ano, contratou uma assessoria administrativa, que durante seis meses auxiliou Nichelle na organização de toda estrutura da Arbo, com o objetivo de manter o desenvolvimento saudável e o crescimento da empresa. “Sempre fui fã de planilhas, mas quando contratei uma assessoria para me ajudar no negócio, me indicaram o QuickBooks, que eles também usavam. De um ano para cá, a gestão financeira melhorou muito”, conta Nichelle.

O QuickBooks é um sistema de gestão financeira que pode ser utilizado tanto no computador quanto no celular. Ele organiza todo o financeiro da empresa: entradas, saídas, contas a pagar. Além disso, gera gráficos personalizados de fácil visualização, que permitem ao empreendedor ter uma visão ampla do negócio. Para Nichelle, a principal vantagem do sistema são os alertas de boletos a pagar. “O que mais curti foi o fato de todo mês, o sistema me avisar das contas a pagar. De início, eu tinha bastante furo de esquecer alguma conta, porque tinha muito boleto. Eu sou bem organizado, e o QuickBooks ajudou muito”, lembra Nichelle.

“É um trabalho de formiguinha. Quero consolidar a empresa como referência nacional em prestação de serviço, em qualidade.” Norton Nichelle

Os planos para a Arbo são equilibrados com os planos pessoais do empreendedor. No final de 2019, ele começa a se preparar fisicamente para completar a prova de triatlo. Aliado a isso, quer fazer da Arbo exemplo de excelência no CrossFit brasileiro. Para as duas metas, aposta em disciplina e esforço constante: “É um trabalho de formiguinha. Já estamos consolidados no Paraná, e quero transformar a empresa em referência nacional em prestação de serviço, em qualidade”.