Pergunte ao especialista

Dá para fazer um negócio crescer em cidades pequenas? O que é economia circular? Tire todas as suas dúvidas sobre empreendedorismo

No fim de cada mês, a seção Pergunte ao Especialista responde às principais questões sobre o assunto

Você tem dúvidas sobre gestão financeira do seu negócio? A seção Pergunte ao Especialista responde, na última sexta-feira do mês, aos 5 principais tópicos. Veja, abaixo, as respostas de março. Sua dúvida não foi contemplada? Mande sua pergunta para nosso time de especialistas e acompanhe o nosso site.


Respostas

Tenho um aplicativo com notícias de minha cidade. Vivo dos anúncios das empresas daqui, mas tenho muitas dificuldades em expandir o negócio por não ter dinheiro para investir, em contratar pessoal, por exemplo. Existe alguma opção de crédito que eu poderia contar? Os empréstimos que consigo são apenas para compra de equipamentos específicos.

André Rubio

Antes de pensar em investir; é preciso entender a lucratividade do seu negócio e o potencial de lucratividade. O potencial de lucro é a diferença entre a receita esperada para seus serviços e os custos gerais associados à elaboração do serviço. Entretanto, é importante ter em mente que isso é uma projeção e não receita garantida. A partir disso, você consegue identificar qual a melhor opção de crédito para seu bolso. Não contraia empréstimos que coloquem suas taxas de lucro em risco.

Sou vendedora autônoma de marcas de cosméticos e lingeries e vendo muito bem. Gosto desta área, de trabalhar com vendas e com o público e meu sonho é abrir uma loja. Tenho um ótimo ponto, mas minha dúvida é como começar? Qual o ponto de partida para realizar meu sonho?

Andressa Fernandes Dias

O ponto de partida para realizar o seu sonho é montar um plano de negócio. Você pode desenvolvê-lo sem pressa, planejando todos os passos antes de mudar completamente a sua vida. O plano de negócios é um documento com dados sobre o mercado, previsão de custos fixos e variáveis, projeção de preços, estimativa de margem de lucro, etc. Ter essas informações à mão vai deixá-la mais bem preparada para lidar com os desafios de empreender e até entender sobre qual enquadramento fiscal você deve abrir sua empresa.

Há chances de crescer e ser bem-sucedido em uma cidade de pequeno ou médio porte e ainda permanecer nela?

Maria Paula

Antes de pensar se uma cidade é grande ou pequena, é importante você entender o potencial de mercado que a sua cidade tem para o serviço que você quer oferecer. Para isso, o melhor ponto de partida é estruturar seu plano de negócios. O plano de negócios é um documento com dados sobre o mercado, previsão de custos fixos e variáveis, projeção de preços, estimativa de margem de lucro, etc. No caso se uma cidade menor, o mercado absoluto pode ser menor, quando comparado ao de uma cidade de grande porte. Em contrapartida, você pode ser pioneira ao oferecer um serviço e ter menos concorrência, desbravando um mercado. Ter essas informações à mão vai ser fundamental para entender seu potencial de crescimento!

Quero investir em empresas que participem de economia circular. Como identificá-las?

Chris

A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.

Para investir em empresas da economia circular, você precisa ter bastante clareza do processo das empresas onde você vai investir, pois elas têm como princípio minimizar ao máximo o impacto ambiental. Para isso, sugerimos que você acompanhe as empresas que se enquadram na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei nº 12.305/10) que procura organizar a forma com que o país lida com o lixo e exigir dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

No MEI, tenho direito a receber algum abono já que tenho CNPJ e contribuo para o INSS?

Kayky Trindade Rodrigues

Saber se MEI recebe abono do PIS é muito importante, afinal um dinheiro extra é sempre bem-vindo. No entanto, o abono do PIS é um benefício exclusivo para quem trabalha no regime CLT, com carteira assinada.

Assim, um microempreendedor individual que não executa outras atividades como CLT, não tem direito a receber abono salarial do PIS. Caso ele tenha carteira assinada e o MEI como atividade secundária, pode receber se estiver enquadrado nas regras da Caixa Econômica Federal, que são:

– possui carteira de trabalho há pelo menos 5 anos;

– ter recebido até 2 salários mínimos mensais (em média);

– ter exercido atividade remunerada por 30 dias consecutivos no ano-base da apuração do PIS.