Da cozinha ao ateliê: gestão financeira ajuda marca de chocolates a crescer

Degustações em viagens levaram casal a abrir empresa, que conta com aplicativo para organizar as contas

Se o sucesso de um negócio vem da paixão, Luciana Copetti, 37, e Marcelo Luz, 42, têm esse ingrediente de sobra. Os chocolates artesanais da Lumière, produzidos pelo casal de Porto Alegre, são resultado de um namoro que começou em 2014: dos dois com o chocolate.

Em cada viagem de férias, Luciana e Marcelo provavam de tudo, desde grandes marcas até produtos locais. Quando voltavam para casa, tinham seu paladar mais apurado pelo sabor dos chocolates que degustavam em lugares como Alemanha, Jamaica e Aruba. “Aprendemos a distinguir o que é bom. Sem saber, estávamos adquirindo habilidades importantes para o futuro do nosso negócio”, conta Marcelo. O hobby virou sociedade quando eles se viram sem emprego, ambos na mesma época. Luciana trabalhava como cuidadora de idosos, e passou dois meses parada. Marcelo atuava na área de Tecnologia da Informação (TI) e estava fora do mercado.

“Aprendemos a distinguir o que é bom. Sem saber, estávamos adquirindo habilidades importantes para o futuro do nosso negócio.” Marcelo Luz

Criada em outubro de 2017, a Lumière nasceu na cozinha do apartamento do casal, onde os primeiros testes dos futuros produtos foram feitos.Antes de abrirem as portas, Luciana buscou qualificação. O primeiro passo foi a formação de chocolatier – o profissional que fabrica chocolates utilizando matéria-prima de outros fornecedores. No caso da Lumière, o produto é belga e livre de gorduras hidrogenadas. “Fiz o curso já pensando em empreender”, diz a empresária.

Com essa formação, Luciana passou a dominar o processo de temperagem, isto é, de criar as condições ideais de umidade e temperatura para o derretimento de cada tipo: ao leite, branco e amargo. Ela também fez outros cursos na área, como de confeitaria, cujas instruções repassa a Marcelo. O parceiro, além de ajudar na cozinha, é responsável também pela parte administrativa.

“Na Páscoa do próximo ano, já vamos saber o que os clientes compraram agora, e fica mais fácil pensar em produtos inovadores e que também agradem.”
Luciana Copetti

Profissionalização

No início, a principal dificuldade foi não ter um espaço apropriado para trabalhar com chocolate, que demanda um ambiente de temperatura e umidade controladas. Em dezembro do ano passado, o casal decidiu transferir o negócio para um ateliê. Seus recursos foram investidos na compra do espaço, que conta com uma lojinha e um ambiente para receber clientes, além de um pequeno estoque.

Com essa mudança, fazer uma gestão financeira eficiente, e garantir que as contas fechem se tornaram ainda mais fundamentais. Para isso, desde o início, Marcelo buscou ajuda em sistemas voltados para pequenas empresas. Ele optou pelo QuickBooks, plataforma online que pode ser acessada pelo celular ou computador, de forma integrada. “O aplicativo tem nos ajudado muito a controlar nossas despesas, especialmente os parcelamentos. Sei o que tenho de pagar mais para frente, e o que já vai vencer neste mês”, afirma Luciana. Ela considera o sistema muito fácil de usar, sendo fundamental para a saúde financeira da empresa. “Registro tudo ali: aluguel, água, luz. Se compro uma garrafa de água, coloco”, diz.

“Nosso projeto para o futuro é criar uma mudança de cultura, na qual as pessoas optem pelo chocolate de alta qualidade e com ótimo custo-benefício.”
Marcelo Luz

Como o QuickBooks oferece relatórios visuais das contas da empresa, Luciana e Marcelo estão sempre de olho nos registros, melhorando o controle do negócio. Eles também visualizam os pedidos dos clientes, o que os leva a planejar novos sabores. “Na Páscoa do próximo ano, já vamos saber o que os clientes compraram agora, e fica mais fácil pensar em produtos inovadores e que também agradem”, diz Luciana. Foi pensando em inovação que eles criaram a trufa de queijo, hoje um dos carros-chefes da marca, que também vende barrinhas, bombons e chocolate maciço.

Se a paixão por viagens levou à criação do ateliê, pode se dizer que os frutos dessa parceria não caíram longe do pé. Hoje, quem viaja são os produtos da Lumière, que já foram parar em Estados como São Paulo, Pará e Maranhão, levados como presentes por clientes da marca. A meta para os próximos meses é aumentar a escala de vendas e abrir espaço no mercado. “Nosso projeto para o futuro é criar uma mudança de cultura, na qual as pessoas optem pelo chocolate de alta qualidade e com ótimo custo-benefício”, projeta Marcelo.