Pergunte ao especialista

Como fazer uma pesquisa de mercado? Qual a melhor forma de readequar a divisão de lucros em uma sociedade? Tire suas dúvidas sobre empreendedorismo

No fim de cada mês, a seção Pergunte ao Especialista responde às principais questões sobre seu negócio

Você tem dúvidas sobre gestão financeira do seu negócio? A seção Pergunte ao Especialista responde, na última sexta-feira do mês, aos 5 principais tópicos.

Veja, abaixo, novas respostas. Sua dúvida não foi contemplada? Mande sua pergunta para nosso time de especialistas e acompanhe o nosso site.


Respostas

Sou formado em engenharia. Quero ter uma oficina de ar-condicionado para carros. Como posso saber se existe mercado suficiente na minha cidade? Como poderia estimar meu faturamento?

Lincoln

Não existem fórmulas mágicas, mas é possível traçar cenários com uma pesquisa de mercado bem-feita. E isso não precisa de muito investimento! Você pode fazer entrevistas com seu público-alvo, ou seja, pessoas que têm carro na região onde você pretende abrir sua oficina, por exemplo. Pode também criar um questionário online e mandar para vários amigos nas redes sociais, pedindo para responderem. Assim você pode começar a estimar se as pessoas têm interesse no seu negócio. Também vale buscar dados em levantamentos feitos por instituições de pesquisa, como IBGE.

Já a estimativa de faturamento é basicamente uma previsão de receita decorrente da prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano. Como você ainda não tem sua oficina, a estimativa de faturamento pode ser realizada com base no mercado, ou seja, entendendo em média quanto outras oficinas faturam.

De toda forma, antes de abrir sua oficina, leve em conta o custo que você vai ter com a sua operação, ou seja, o ponto da oficina é uma despesa fixa importante, contas, impostos, peças para a manutenção e funcionários também.

Sou sócio em partes iguais de uma farmácia de manipulação. Se eu optar em parar de trabalhar, tenho direito a receber lucros do resultado? Temos um pró-labore e quando a empresa dá lucros, dividimos o lucro em três partes iguais, sendo uma para a farmácia e outras duas para cada um dos sócios. Nada dessas divisões aparece no contrato social.

Luciano

É direito do sócio participar dos lucros, mas não é obrigatório que a forma detalhada de distribuição esteja no contrato social. Também opcional, o pró-labore é normalmente pago aos sócios que trabalham no dia a dia da sociedade.

No seu caso, mesmo não trabalhando, mantém o direito de receber lucros, mas provavelmente deixará de receber o pró-labore, pois estará afastado das atividades. “É recomendado que os sócios se reúnam e estabeleçam a forma de distribuição que acharem justa, assinando uma ata para formalizar o acordo e evitar futuras discussões”, observa o advogado Vinícius Verdi Borges, sócio da Lopes, Verdi & Távora Advogados.

Como empreender através do Marketing de Rede? O investimento é alto? E quanto aos riscos e retorno?

Marcelo Valadares

O marketing de rede é uma modalidade de negócio na qual o produto ou serviço é vendido diretamente ao cliente final, sem o intermédio de lojas. Ao longo do tempo, o empreendedor cria sua própria rede de distribuidores e consegue ter ganhos a partir das comissões. O investimento inicial geralmente é baixo e não requer experiência anterior, mas é preciso encontrar empresas confiáveis.

Verifique se oferecem treinamento, plano de ação e recomendações de boas práticas. É importante ainda fazer um planejamento de vendas e entender o segmento de mercado no qual você está entrando. Outras dicas importantes são: construir relacionamentos antes de vendas e estudar o modelo de negócio que escolheu.

Como posso iniciar em pequena produção de ração para cães. Existem cursos?

Eduardo Ielo

O primeiro passo é definir que tipo de ração você quer produzir. Hoje, no mercado, existem basicamente três linhas: de combate (mais barata), standard (intermediária) e premium ou superpremium. O engenheiro de alimentos Rafael Resende, da Ferraz (produtora de equipamentos para indústria de nutrição animal) afirma que os custos são muito variáveis. Ele aconselha que o empreendedor entenda qual mercado ele quer atender, e, a partir disso, definir o volume que atende a produção dele. “Hoje, a menor linha viável economicamente é de 400 quilos de ração por hora”, explica. Para se preparar, você encontrará dificuldade em achar, em um único curso completo de como montar sua produção. A maioria dos cursos é segmentada, separada por área, como tipos de fórmula e nichos de mercado.

Como saber se meu negócio é lucrativo?

Daniel Pereira

Todo negócio nasce com o mesmo objetivo: gerar lucro. Seja para reinvestir no próprio negócio, para se manter ativo no mercado ou, ainda, para ampliar as operações, o lucro é fundamental para a sustentabilidade de uma empresa. O indicador de lucro de uma empresa é a lucratividade, calculada da seguinte forma:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

Onde o lucro líquido é sua receita total deduzida de todas as despesas da sua empresa, incluindo os impostos, ou seja: Lucro Líquido = Receitas – Despesas.

Quando o resultado da equação da lucratividade atinge uma taxa acima de 0, significa que sua empresa é lucrativa. Em uma base comparativa de mercado, de acordo com o Sebrae, a lucratividade de uma pequena ou microempresa de comércio deve ficar entre 5% e 10%, enquanto a lucratividade de uma empresa do setor de serviços deve ficar entre 15% e 20%.