Pergunte ao especialista

Como definir preço de um produto? Dá para aumentar a produção sem novos custos? Tire suas dúvidas sobre pequenos negócios

No fim de cada mês, a seção Pergunte ao Especialista responde às principais questões sobre gestão financeira

Você tem dúvidas sobre gestão financeira do seu negócio? A seção Pergunte ao Especialista responde, na última sexta-feira do mês, aos 5 principais tópicos.

Veja, abaixo, as respostas de dezembro. Sua dúvida não foi contemplada? Mande sua pergunta para nosso time de especialistas e acompanhe o nosso site.


Respostas

É possível aumentar a produção da minha empresa sem aumentar os custos variáveis? Como eu poderia fazer isso?

None

Na realidade, o aumento da produção tem impacto direto no aumento dos custos variáveis, ou seja, dificilmente você conseguirá produzir mais sem aumentar seus gastos com as despesas necessárias para essa produção. Pense em uma sorveteria com fabricação própria. Nos meses de calor, a procura pelo produto oferecido é maior. Para atender a esse aumento, é preciso aumentar a produção e, invariavelmente, adquirir maior quantidade de matéria-prima, aumentando os custos variáveis.

E o mesmo vale para qualquer outro setor, como prestação de serviços. Se você tem uma transportadora, por exemplo, e quer crescer a área de cobertura do seu negócio – o que seria equivalente a um “aumento da produção” –, vai precisar arcar com os custos variáveis disso (aumentando a frota, contratando mais motoristas, gastando mais com combustível, etc).

O que é o ponto de equilíbrio e como posso calculá-lo?

None

O Ponto de Equilíbrio (PE) é o valor do faturamento mínimo necessário para cobrir todos os custos fixos da empresa. Quando isso acontece, significa que o empreendedor igualou seus gastos com seu faturamento, alcançando um estágio em que a empresa já sobrevive sozinha. O PE pode ser calculado pela divisão do custo fixo pelo índice da margem de contribuição: PE = Custo Fixo / IMC (índice da margem de contribuição).

A partir da fórmula acima, você consegue chegar ao valor necessário para atingir o equilíbrio financeiro da sua empresa.

Tenho uma empresa pequena e, por isso, eu mesmo faço a gestão financeira, mas não consigo me organizar. O que fazer para não me perder nas contas?

None

O primeiro passo é estabelecer uma rotina para controlar seu fluxo de caixa. Todos os dias, revise as entradas e saídas, acrescentando novos registros, se houver, e organizando as contas regularmente. Vale buscar sistemas de gestão financeira onde você possa fazer isso com facilidade, de maneira prática, no celular ou no computador, como o QuickBooks, um sistema online que ajuda a controlar o fluxo de caixa sem comprometer seu dia a dia e demandas com a empresa.

Como colocar preços competitivos nos meus produtos ou serviços?

None

Quando se trata de competitividade, isto é, do quanto seus preços serão atrativos para os consumidores frente a outros concorrentes no mercado, você pode usar o cálculo do custo-alvo para definir o valor:

Custo-Alvo = Preço de Venda do concorrente / índice de venda utilizado pela sua empresa

Assim, você consegue obter uma média do quanto precisa cobrar para que seus preços sejam competitivos. Vale lembrar que, na hora de compor seu preço, também é preciso levar em conta seus custos de produção. Além de competitivo, o valor deve cobrir os gastos que você tem para produzir seus produtos/serviços.

Quero sair do meu emprego formal e abrir um negócio. Como saber se estou preparado para ser ter a minha pequena empresa?

None

O ideal é que você planeje as principais etapas de execução do seu negócio antes de colocá-lo em prática. Para começar, você precisa ter um plano de negócio. O plano de negócio é um documento com dados sobre o mercado, previsão de custos fixos e variáveis, projeção de preços, estimativa de margem de lucro, etc. Ter essas informações à mão vai deixá-lo mais bem preparado para lidar com os desafios de empreender e até entender sobre qual enquadramento fiscal você deve abrir sua empresa.

Além disso, antes de sair do seu emprego, identifique suas despesas pessoais para organizar um orçamento compatível com seu custo de vida até seu negócio começar a prosperar e gerar renda.