Pergunte ao especialista

Com quantos anos se aposenta um MEI? Quais os benefícios de abrir o próprio negócio? Tire suas dúvidas sobre empreendedorismo

No fim de cada mês, a seção Pergunte ao Especialista responde às principais questões sobre o assunto

Você tem dúvidas sobre gestão financeira do seu negócio? A seção Pergunte ao Especialista responde, na última sexta-feira do mês, aos 5 principais tópicos.

 

Veja, abaixo, as respostas de agosto. Sua dúvida não foi contemplada? Mande sua pergunta para nosso time de especialistas e acompanhe o nosso site.


Respostas

Quais são os fatores que facilitam ou dificultam a ação do empreendedor no país?

Egmera

Começar um negócio próprio é sempre desafiador em qualquer parte do mundo. No Brasil, uma das principais adversidades relatadas pelos empreendedores é a burocracia. Como consequência, existem algumas facilidades para pequenos empreendedores, como o Simples Nacional, sistema de recolhimento de impostos que simplifica a quantidade de tributos cobrados das microempresas ou empresas de pequeno porte. Além disso, a tecnologia possibilita alguma facilidades, como por exemplo, sistemas de controle financeiro como o QuickBooks, onde é possível fazer a gestão financeira do negócio de forma digital e eficaz.

Com quantos anos se aposenta o micro e pequeno empreendedor?

Antonio de Souza Rodrigues

Pela regra atual, o Microempreendedor Individual (MEI) tem direito à aposentadoria nos casos de idade ou invalidez. No caso da aposentadoria por idade, a mulher se aposenta aos 60 anos e o homem aos 65, tendo que ter contribuído com 180 meses. No caso de invalidez, são necessários 12 meses de contribuição, com exceções de alguns acidentes previstos em lei que não pedem esse tempo de carência.

Quais os benefícios de ser um empreendedor?

Jair Luis Durante

O principal atrativo para quem quer abrir a própria empresa é deixar de ser funcionário e poder tomar as rédeas da própria carreira, tendo maior flexibilidade de horários e investindo em um negócio que gere não só renda, mas também realização pessoal. É claro que, para desfrutar dessas vantagens, o trabalhador precisa ter foco e disciplina, pois empreender exige comprometimento pessoal. Para ajudar no crescimento e gestão da empresa, é interessante que o empreendedor utilize sistemas de gestão financeira como o QuickBooks, que permite o registro de todas as entradas e saídas, além de oferecer relatórios visuais das movimentações financeiras, o que ajuda na tomada de decisões estratégicas.

Como empreender?

Maria do Carmo

Para começar a empreender, é preciso ter em mente qual será o produto ou serviço oferecido, isto é, qual será o coração do negócio. Uma vez que isso esteja definido, o próximo passo é estabelecer um plano de negócios, ou seja, um documento que vai ajudar a orientar as ações do empreendedor no início da empresa. Com o plano de negócios, é possível estudar o mercado, entender qual será o público-alvo da empresa, como precificar, os custos de produção ou de manutenção do serviço, entre outras variáveis. Depois, é importante regularizar a empresa, verificar em qual regime tributário ela se encaixa e providenciar documentos como alvarás e registros de operação, conforme necessário.

O que é um Plano Canvas?

Reinaldo Galendi

O Plano Canvas, também conhecido como Business Model Canvas, é uma ferramenta de modelagem de negócios. Importante ressaltar que isso não é a mesma coisa que um plano de negócios. Ele não faz projeções de mercado ou análise da concorrência, por exemplo. Foca em áreas do funcionamento da empresa, como o produto/serviço vendido, de que forma ele é vendido, quem são os clientes e quanto dinheiro isso gera. Na prática, o plano funciona da seguinte maneira: em um quadro ou folha de papel (uma tela, isto é, canvas em inglês), o modelo da empresa é dividido em nove blocos. São eles: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relação com os clientes, fluxo de rendimento, recursos, atividades, parcerias, estrutura de custos. Vale lembrar que o Modelo Canvas não substitui a importância de um plano de negócios, mas pode ser usado como uma ferramenta para pensar e planejar a estrutura da empresa.