8 termos que você precisa saber para começar o seu negócio

Conheça as expressões que assustam muita gente que decide empreender

O dia a dia das empresas tem alguns termos que podem intimidar quem está começando a empreender. Confira nosso glossário para entender de vez esses conceitos que são fundamentais para a saúde financeira do seu negócio:

  • 01
    Fluxo de caixa

    Reúne todas as entradas e saídas de dinheiro de um negócio. Ele pode ser feito diariamente, e a sua gestão eficiente garante a saúde financeira das empresas. Registrar todas as movimentações, mesmo que sejam valores pequenos, é fundamental para garantir a boa manutenção do negócio.

  • 02
    Capital de giro

    É uma margem de receita que toda empresa deve ter para manter o negócio funcionando, ou “girando” – é daí que vem o nome. Imagine que uma empresa precisa de recursos para fabricar pães. Ela investe o capital de giro em maquinário para garantir a produção. Quando os pães são vendidos, a empresa recebe o valor das vendas. Assim, o capital girou. Por isso, a administração do capital de giro é fundamental para a continuidade de um negócio. Vale lembrar que ele não inclui os ativos e passivos do negócio.

  • 03
    Ativos x passivos

    Ativos são tudo o que uma empresa possui. Eles podem ser tangíveis, como equipamentos, imóveis, terrenos e maquinário, ou intangíveis, como direitos autorais e marcas registradas. Já os passivos são as dívidas e obrigações que um negócio tem a pagar.

  • 04
    Receita

    Este é um termo mais comum, mas muita gente se confunde na hora de defini-lo. É o valor total de dinheiro recolhido de produtos ou serviços vendidos antes de serem descontadas todas as despesas. Nada de confundir a receita com o lucro! Quando a receita é maior que as despesas, aí sim você tem lucro.

  • 05
    Pró-labore

    É a remuneração fixa mensal recebida pelos sócios-administradores – ou seja, aqueles que, além de terem investido no negócio, também exercem alguma atividade nele.  Esse valor fica oficializado no contrato e é definido entre os próprios donos.

  • 06
    Patrimônio líquido

    É o valor do dinheiro investido na empresa por seus proprietários. No caso de negócios pequenos, o termo também é conhecido como “patrimônio líquido do proprietário”.

  • 07
    Balanço patrimonial

    É a visão geral da saúde financeira da empresa. Inclui ativos, passivos e o patrimônio líquido. É uma das principais ferramentas para avaliar a situação financeira de um negócio. Ele ajuda a entender como estão os lucros e a tomar decisões bem fundamentadas.

  • 08
    Ano fiscal

    É o período que a empresa usa para controlar a contabilidade. Pode coincidir com o ano-calendário (de janeiro a dezembro), mas também pode ser diferente (algumas empresas definem de julho a junho, por exemplo). As datas de início e término são determinadas pelo negócio.