7 maneiras de melhorar a produtividade da empresa

Dá para dizer que manter (ou aumentar) a produtividade é o ponto-chave de qualquer negócio. Afinal, a produtividade se traduz em resultados diretos para a empresa: quanto mais produtiva, mais entrega aos clientes e, quanto mais entrega, maior a chance de crescer. Vale lembrar que nessa conta está a qualidade do trabalho: ou seja, não adianta expandir e perder os atributos que levaram os clientes a procurá-la pela primeira vez. Quer saber como melhorar a produtividade? Confira 7 dicas:

 

 

  • 01
    Utilize uma área de trabalho integrada

    Imagine que sua equipe está trabalhando em um produto para um cliente importante, mas cada um utiliza um arquivo diferente. O tempo desperdiçado no agrupamento e organização dessas ideias poderia ser investido em outros processos, inclusive estratégicos para o sucesso do projeto. Utilizar diferentes espaços de trabalho – como o armazenamento de arquivos em várias nuvens – pode atrapalhar a produtividade geral. Por isso, não corra esse risco. Otimize o processo ao optar por apenas uma área integrada, com acesso para todos os colaboradores.

  • 02
    Aprimore processos

    Quando um processo dá certo serve de modelo para outras decisões dentro da empresa, especialmente em pequenos negócios. Mas, depois de um tempo, será que não vale rever o que está dando certo ou não? Essa avaliação pode gerar impacto na produtividade.

    Vamos supor que você tenha uma empresa de design e, a cada novo projeto, um dos designers colaboradores precisa apresentar uma cartela extensa de opções a serem avaliadas por todas as áreas do negócio. Não seria o caso de estruturar esse processo para que apenas as áreas diretamente envolvidas na produção tenham poder decisório sobre essa etapa? O importante é revisitar seus processos regularmente para manter os níveis de produtividade.

  • 03
    Automatize tarefas

    Automatizar tarefas não deixa de ser um aprimoramento de processos. Mas não é só comprar um sistema qualquer para executar algo que costumava ser feito à mão. Antes disso, avalie as atividades base do seu negócio. Quais delas podem ser mais eficazes quando automatizadas?

    Se você tem uma padaria, por exemplo, será que pode adquirir ou criar um sistema que automatize o controle de entregas? E a fabricação, valeria a pena automatizar? Ou parte do sucesso do seu negócio ainda é o sabor artesanal dos pães? Faça essa avaliação para saber onde investir seus recursos e melhorar a produtividade de forma a ajudar sua empresa.

  • 04
    Considere jornadas alternativas de trabalho

    Ao contrário do que as pessoas imaginam, flexibilizar a jornada dos colaboradores não incentiva a enrolação ou o marasmo. Horários alternativos de trabalho ou, até mesmo, a possibilidade de home office pode incentivar os funcionários a organizar o tempo com mais foco, contribuindo para o aumento da produtividade. Em vez de ficar oito horas no escritório, por exemplo, distraído por redes sociais, o colaborador passa a focar seu período de trabalho nas tarefas que está realizando. E isso se traduz em resultados.

  • 05
    Estabeleça um programa de metas

    Trabalhar tendo em mente objetivos concretos ajuda a manter a motivação no dia a dia. Atente para estabelecer um programa de metas possível de serem atingidas. Metas fora da realidade da empresa podem comprometer o ânimo dos colaboradores e acabar gerando efeito contrário. Se o seu objetivo é transformar sua empresa em uma organização mais horizontal, vale combinar com os funcionários de pensarem nas metas juntos.

  • 06
    Tenha um sistema de gestão financeira

    A sobrevivência de uma empresa está diretamente relacionada à saúde financeira. E o que isso tem a ver com produtividade? Muita coisa. Você não pode descuidar da gestão financeira para focar em outras tarefas almejando alcançar um nível mais alto de produtividade. Por isso, sistemas de gestão que cuidam da entrada e saída de dinheiro são aliados dos empreendedores.

     

    No Brasil, o QuickBooks é um desses sistemas. Nele, você pode registrar todas as contas a pagar e créditos a receber, além de dados dos clientes. O sistema também gera relatórios personalizados e de fácil visualização para que o gestor consiga ter uma projeção financeira do negócio e tomar decisões estratégicas a partir disso.

  • 07
    Invista em treinamento

    Colaboradores qualificados tendem a realizar melhor as demandas da empresa e, sem dúvida, isso gera resultados mais efetivos. A produtividade não é só medida pela rapidez com que se executa uma tarefa, mas também pela combinação da quantidade de recursos envolvidos (sejam de pessoal, de maquinário, matéria-prima…) em relação à entrega. Profissionais com alto grau de especialização tendem a otimizar o uso de recursos e contribuir para a melhora da produtividade.