7 estratégias de marketing que podem melhorar as vendas da sua empresa

Conheça ferramentas que ajudam a atrair novos clientes e fortalecer o relacionamento com seu público

  • 01
    Adequar o posicionamento ao tipo de público

    Antes de colocar qualquer ação de marketing na rua, você precisa determinar qual público quer atingir. Estabeleça o mercado-alvo, isto é, saiba quem são os consumidores do seu produto ou serviço e quais necessidades eles manifestam. A partir dessas demandas é que você consegue definir seu posicionamento. E, para isso, é muito importante criar uma identidade visual desde o início, que conecte seu nome ao produto/serviço que você oferece (veja mais sobre isso no item 7). Do contrário, o mercado e os clientes em potencial podem ficar confusos e se perguntar: afinal, o que essa empresa tem a oferecer? Como ela pode suprir minhas demandas? A estratégia de marketing estabelece o que você deseja alcançar (reforçar a imagem da marca? aumentar vendas? captar clientes de outro segmento?) e você só consegue responder a essas perguntas depois que definir como vai alcançar seu público.

  • 02
    Investir em marketing direto

    Marketing direto é uma das estratégias mais eficazes para converter novos clientes porque ela busca por pessoas que já têm interesse no seu produto ou serviço. Algumas ferramentas são mais antigas, como telemarketing, por exemplo, e outras começam a aparecer no mercado. O importante é lembrar que, por trás da ferramenta utilizada, a busca é pelo público que apresenta algum potencial de ser transformado em cliente. Lembrando que o tipo de ação ou contato (por telefone, e-mail, redes sociais, panfletos, cupons de desconto) deve levar em conta características desse público: idade, gênero, renda, interesses, entre outras.

  • 03
    Planejar o marketing digital

    O marketing digital é relativamente novo em relação a outras áreas do marketing, mas não dá pra ignorar. É só você lembrar que, hoje, praticamente todos os consumidores em potencial (e os que já são seus clientes) estão conectados à internet. De forma genérica, o marketing digital envolve todas as ações online que uma empresa faz para alcançar as metas do seu plano estratégico. Como essa área é muito grande e existem diversas ferramentas para você explorar (SEO, Inbound Marketing, entre outras), o ideal é definir o seu plano de marketing digital conforme seu orçamento, objetivo e público. Só não dá para concentrar esforços apenas no marketing offline e esquecer do mundo digital, que é fundamental para qualquer negócio hoje.

  • 04
    Ser pró-ativo nas redes sociais

    Dá para dizer que as redes sociais são uma aba do marketing digital. Mas por que, então, dar atenção especial a elas? Também chamadas de mídias sociais, são uma vitrine da sua marca, e isso significa que você deve encará-las como mais um canal de contato com seu consumidor e integrá-las ao plano estratégico geral. Além disso, é fundamental ser pró-ativo e não esperar uma reclamação ou elogio do cliente para responder. Que tal pensar em uma ação que converse com seu público e mantenha o relacionamento mesmo quando você não está tentando vender algum produto? Assim, você reforça a fidelização dessas pessoas e cria uma imagem que favorece seu negócio.

  • 05
    Criar promoções que (realmente!) interessem aos clientes

    A primeira medida é definir o objetivo da promoção. Você quer se livrar de um estoque parado? A marca ainda é pouco conhecida? É preciso traçar sua meta com a promoção para, em seguida, pensar nas formas de fazer acontecer. A divulgação é uma das partes mais importantes dessa estratégia: ela precisa chegar até os clientes com um senso de urgência, isto é, de que é a necessário aderir ao que a promoção comunica. Para engajá-los, é identificar quais necessidades eles precisam ter atendidas e poderiam ir ao encontro da sua promoção. Vale lembrar também que a ação promocional deve ser frutífera para o seu negócio. Não é saudável baixar os preços ao ponto de ter prejuízo, por exemplo. Para controlar as etapas financeiras do seu negócio, você pode usar sistemas de gestão financeira como o QuickBooks, onde é possível registrar todas as entradas, saídas, contas a pagar e boletos.

  • 06
    Apostar em conteúdo

    O conteúdo virou uma das chaves de reconhecimento das marcas, especialmente nas mídias online. Gerar conteúdo profundo confere autoridade às empresas, que passam a ser referência em suas áreas. Quer ver um exemplo? Agências de turismo podem, por exemplo, gerar conteúdo sobre destinos de viagem, e assim atrair clientes em potencial. A maior parte das grandes empresas já investe em conteúdo como forma de aproximar consumidores, e você também pode fazer isso como pequeno empreendedor. Só vale lembrar que o conteúdo deve ser original e fazer sentido para a área do seu negócio.

  • 07
    Investir em identidade visual

    Fundamental no reconhecimento da sua marca, a identidade visual ajuda na consolidação do nome da empresa. É por meio dela que os clientes vão lembrar do seu produto, ou serviço, e é por esse motivo que investir em uma identidade visual integrada deve fazer parte da sua estratégia. Logotipo, embalagens, design do nome, combinação de cores e até mesmo músicas ou cheiros (uma loja, por exemplo, pode desenvolver uma fragrância personalizada para perfumar o ambiente) podem integrar a identidade de marca.