5 vantagens da mobilidade para o seu negócio

Você imagina seu dia de trabalho sem smartphone? Mensagens instantâneas, e-mails e até as redes sociais fazem parte da rotina de produção das empresas. Mas a verdade é que mobilidade vai além do uso de um celular inteligente para resolver tarefas. Adotar esse conceito como estratégia de negócio pode ajudar a aumentar a produtividade, melhorar a relação com colaboradores e ter peso nos resultados do negócio. Saiba as razões:

  • 01
    Flexibilidade da jornada de trabalho

    A mobilidade trouxe para a jornada de trabalho possibilidade de organizar os próprios horários de trabalho, sem prejuízo das entregas para o cliente. Mas qual a vantagem de ter horários flexíveis? Colaboradores com possibilidade de organizar suas rotinas com liberdade tendem a otimizar suas horas de trabalho. Levantamento feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, acompanhou dois grupos de funcionários durante dois anos: um deles trabalhando de casa, com liberdade de horários, e outro no escritório. A pesquisa mostrou que o primeiro grupo teve um aumento de 13% na sua produtividade. Ou seja: as horas de trabalho se tornam mais eficazes.

  • 02
    Redução de custos

    A mobilidade também pode auxiliar na redução de custos operacionais, principalmente aqueles relativos ao local de trabalho e equipamentos. A mobilidade permite que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar, inclusive home office, diminuindo custos com aluguel de salas, contas de luz e de água e objetos de escritório. O aparecimento de tendências como BYOD (sigla em inglês para Bring Your Own Device, que significa “traga seu próprio equipamento”) permite que os colaboradores acessem as redes da empresa de seus próprios equipamentos, também reduzindo a necessidade de aquisição de máquinas.

  • 03
    Agilidade na tomada de decisões

    A possibilidade de trabalhar remotamente é uma tendência mundial. Pesquisa feita pela Frost & Sullivan, consultoria especializada em negócios e mercado, apontou que mais de 50% dos funcionários nos Estados Unidos e na Europa trabalham fora de um escritório tradicional, seja em viagens, em casa ou a caminho do escritório, e esse movimento tende a refletir também na América Latina. Nesse cenário, a mobilidade traz a agilidade necessária para a tomada de decisões. Gestores podem acessar informações estratégicas de seus celulares e, a partir delas, definir prioridades com maior rapidez, sem perder a eficácia.

  • 04
    Melhora na execução de tarefas

    O uso de dispositivos móveis traz a praticidade de executar tarefas com maior agilidade e rapidez, pois elimina a necessidade de “estar no escritório” para resolver demandas. Isso só funciona, claro, se a empresa tiver à disposição um software compatível com suas necessidades, e para qualquer área: logística, administrativa, financeira. Contar com um sistema prático e visualmente eficaz faz toda a diferença. No QuickBooks, a gestão financeira pode ser feita pelo desktop ou por smartphone. De maneira fácil e prática, o empreendedor pode registrar uma compra ou venda na mesma hora em que ela acontece, o que agiliza a atividade e evita esquecimentos.

  • 05
    Compartilhamento de informações em tempo real

    Projetos executados ou mesmo coordenados por mais de uma pessoa podem ser melhor gerenciados com o compartilhamento de informações em tempo real. Nesse cenário, a mobilidade torna-se estratégica para que os funcionários consigam realmente realizar essa troca de forma produtiva. Um colaborador pode, por exemplo, acessar documentos relativos ao trabalho de onde estiver, seja em uma viagem de negócios ou reunião com investidores, e compartilhar dados com outro colaborador a fim de esclarecer dúvidas e tomar decisões. No caso da gestão financeira, essa possibilidade se torna ainda mais fácil com o uso do QuickBooks. Como o sistema disponibiliza informações online pelo aplicativo, um sócio pode registrar uma compra ou venda logo depois de efetivada e imediatamente essa informação entra no controle geral das contas da empresa, podendo ser visualizada por outros sócios ou colaboradores com acesso ao sistema.