Porto do Itaqui

Um dos principais 
portos públicos do 
Brasil

Singapura como exemplo

DSC_3236-

Consultores de Singapura vão ajudar no planejamento estratégico, no desenvolvimento de infraestrutura e no suporte operacional 
do porto

Em junho, o governo do Maranhão assinou um convênio com a Singapore Cooperation Enterprise, órgão governamental de Singapura especializado em planejamento e desenvolvimento econômico. A assinatura foi o primeiro passo para a definição conjunta das diretrizes que ditarão o desenvolvimento das relações entre o Estado brasileiro e o governo daquele país. Os consultores de Singapura vão ajudar no planejamento estratégico do porto e de sua área de influência, no desenvolvimento de infraestrutura e no suporte operacional. Também está prevista a promoção de intercâmbios entre trabalhadores de Singapura e do Maranhão – como universitários, professores, técnicos, profissionais, empresários e funcionários públicos – e também rodadas de negócios entre empresas das duas regiões.

O interesse mútuo surgiu por causa das semelhanças entre a cidade de São Luís, onde fica o Porto do Itaqui, e Singapura: são duas ilhas com posição geográfica estratégica, com porto e aeroporto. “O objetivo da parceria é consolidar o Porto do Itaqui como hub logístico regional, aproveitando a experiência de Singapura”, afirma Ted Lago. Singapura virou modelo ao se reinventar em 30 anos, a partir da implantação de um dos portos mais importantes do planeta e hoje figurar em segundo lugar entre os dez países mais competitivos do mundo. E este é o exemplo que o Porto do Itaqui quer seguir.