Porto do Itaqui

Um dos principais 
portos públicos do 
Brasil

Maior movimentação e lucratividade com redução de custos

Com mudanças na gestão operacional, o Porto do Itaqui diminuiu em 52% 
o tempo de espera dos navios a 
partir de 2015

Com mudanças na gestão operacional, o Porto do Itaqui diminuiu em 52% 
o tempo de espera dos navios a 
partir de 2015

Com apenas um ano e meio de mudanças na gestão, o Porto do Itaqui comemorou os melhores resultados de sua história, com aumento de 21% em movimentação de cargas, frutos principalmente de investimentos em infraestrutura e de mudanças no sistema de gestão e de operações. Nos primeiros quatro meses deste ano, os números apresentados pela EMAP, Empresa Maranhense de Administração Portuária, que administra o Porto do Itaqui, seguiram a tendência de aumento dos índices iniciada em 2015. Foram R$ 7,3 bilhões em recursos movimentados em mercadorias – R$ 4,3 bilhões em exportações e R$ 3 bilhões em importações com lucro líquido de R$ 17,6 milhões –, valores equivalentes à soma do lucro total da empresa em 2013 e 2014.

Reconhecido como um dos principais portos públicos do Brasil, desde 2015 o Itaqui apostou em uma gestão austera, focada em resultados, respeito aos recursos públicos e trabalho em equipe. “O porto é patrimônio do povo do Maranhão e deve ajudar no desenvolvimento do Estado”, explica Ted Lago, presidente da EMAP. “Queremos ser, até 2018, uma empresa pública de referência em gestão portuária do Brasil.”

Junto com outros 14 terminais portuários brasileiros, o Itaqui vem adotando o modelo de gestão dos maiores portos do mundo, com a administração feita por estados e municípios. Essa descentralização melhora o relacionamento com os mercados locais e regionais e ajuda na aproximação com a população.

Para crescer, o porto tem buscado ampliar a relação com sua área de influência nacional e vem investindo na conquista de mercados externos, com o objetivo de diversificar o portfólio de clientes, por meio de acordos com países árabes, asiáticos e da América Latina. Desde 2015, a administração do porto também tem dado atenção especial às áreas de responsabilidade social e ambiental.

Alguns avanços no último ano:
• Diminuição de 52% no tempo médio de espera de navios;
• Redução de R$ 32 milhões de custos operacionais e despesas administrativas em relação a 2014;
• Margem EBTIDA de 49%;
• Economia de R$ 1,3 milhão com a suspensão de bônus e gratificação para presidente, diretores e gerentes, não previstos em lei;
• Lucro líquido de R$ 68,2 milhões;
• Criação do Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui-Bacanga;
• Geração de cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos;
• Terceiro melhor porto do Brasil em Gestão Ambiental, segundo ranking do IDA (Índice de Desempenho Ambiental Portuário) da ANTAq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários);
• Criação da Ouvidoria da empresa e implantação do e-SIC (Sistema de Informação ao Cidadão).