Porto do Itaqui

Um dos principais 
portos públicos do 
Brasil

Investimentos nos terminais externos

O terminal de Ponta da Espera passou por obras para melhorar 
sua infraestrutura 
e sua área de vivência

O terminal de Ponta da Espera passou por obras para melhorar 
sua infraestrutura 
e sua área de vivência

Além de administrar o Porto do Itaqui, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) também gerencia os terminais de ferryboat da Ponta da Espera, na cidade de São Luís, o de Cujupe, em Alcântara, o de São José de Ribamar e agora o de Porto Grande. Esses terminais externos são o maior elo de contato da empresa com a população, já que a EMAP é responsável pela infraestrutura desses terminais e segurança dos usuários. Entre 2016 e 2017, a empresa tem como meta investir R$ 23 milhões de recursos próprios na melhoria desses terminais.

A travessia Ponta da Espera – Cujupe, que cruza a Baía de São Marcos, é um portal de ligação importante entre a região da Baixada Maranhense e a capital do Estado, por onde circularam quase 1,7 milhão de pessoas e 300 mil veículos em 2015 em uma média de 12 viagens diárias. Por isso a EMAP acaba de entregar aos usuários uma nova Área de Vivência, inaugurada pelo governador Flávio Dino neste mês, equipada com lanchonete, banheiros e fraldário, acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida e wi-fi. E está em processo de licitação a obra de construção do novo Terminal do Cujupe, que será multimodal, contemplando o transporte rodoviário, e contará com saguão para passageiros, passarela coberta com estrutura metálica, estacionamento, pátio de manobras e box para a Polícia Militar, além de novas rampas para a atração dos ferryboats.

Em 2015, foram inaugurados nos dois terminais sistemas de informação em circuito fechado de televisão e serviço de internet gratuito e aberto a todos os usuários e implantada uma estratégia de organização do fluxo de veículos e passageiros durante os feriados. A Ponta da Espera recebeu ainda uma unidade do Juizado de Menores e um serviço de embarque preferencial, com van para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Neste ano foram iniciadas as obras de requalificação do Cais de São José de Ribamar, com recursos próprios, e o estado do Maranhão recebeu de volta o Porto Grande, que vinha sendo utilizado irregularmente por uma empresa privada. A EMAP prevê melhorias a estruturais nesse terminal para funcionar como apoio ao Porto do Itaqui.