Cães

De eficiência ao sabor, veja vantagens de manipulados para pets

Não dá para negar que uma das maiores dificuldades quando o assunto é tratar doenças dos nossos melhores amigos é medicá-los. No entanto, hoje já é possível fazer isso de uma maneira menos traumática e mais eficiente. 

Os medicamentos manipulados facilitam e podem principalmente auxiliar na aderência do tratamento médico, já que são produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal e em forma de biscoito, por exemplo.

Quando são usados medicamentos da indústria humana é muito difícil conseguir dar a quantidade exata ou comprar a quantidade necessária para todo o tratamento do animal, o que gera desperdício. Além disso, dependendo da faixa de peso, a administração para animais muito pequenos e de diferentes espécies fica restringida.

O medicamento manipulado é uma excelente opção não só porque tem a dose certa que o animal precisa,  mas também em casos em que a forma farmacêutica não é bem aceita pelo animal ou deixou de ser comercializada. Comprimidos e cápsulas, por exemplo, são mais difíceis de serem administrados, pois não são palatáveis aos animais.

No entanto, é de extrema importância que o médico-veterinário e o tutor estejam informados da importância de manipular os medicamentos para seus animais em farmácias habilitadas, que conte com uma equipe farmacêuticos especializada no processo para a manipulação correta do medicamento paras animais e utilize excipientes que respeitem a biodisponibilidade do princípio ativo e a melhor forma farmacêutica para o animal.

“Todas as espécies se beneficiam com a manipulação, pois a farmácia conta com uma equipe de farmacêuticos especialistas e treinados para manipular de acordo com a prescrição do médico-veterinário, respeitando a espécie, peso, idade, hábitos alimentares e os hábitos de vida do animal. O que facilita a administração e o retorno da saúde do animal, com eficácia de tratamento”, explica Daniela Moreira, farmacêutica da Farmácia Veterinária de Manipulação Vida Animal.

De fato, é importante lembrar que cada animal é único e que a orientação deve ser seguida,  buscando a melhor forma farmacêutica e respeitando a individualidade do ser e transformar esse momento em algo que não impacte de forma negativa.

E aí é possível ter um amplo “cardápio” de formas e sabores, como os biscoitos e líquidos com gosto de carne, bacon, frango, chocolate, bananaentre outros da preferência do animal. Para uso externo também é possível desenvolver medicamentos em cremes, shampoos e protetor solar.

Se em cão já é difícil administrar medicamentos imagine em gatos. Mas na manipulação já existem formas específicas para eles, como o gel transdérmico, que permite a penetração do princípio ativo pela pele, muitas vezes passado na parte interna da orelha do animal para evitar que ele faça a lambedurapastas para colocar no céu da boca, para que justamente o animal não jogue para fora até que se dissolva totalmente e ele engula o conteúdo; ou ainda soluções aplicadas na pata, para que o bicho possa lamber.

De uma forma ou de outra, a melhor opção é seguir a orientação do veterinário e verificar com ele como o melhor tratamento e forma farmacêutica.

Veja mais dicas sobre administração de medicamentos:

•       Cães aprendem esconder as cápsulas na gengiva e depois cospem.  O ideal é acompanhar seu pet por pelo menos 15 minutos para garantir que engoliu o medicamento.

•       Não abra cápsulas para misturar na comida, pode haver perdas na administração ou podem trazer outros problemas.

•       Mantenham o medicamente em local seco e seguro, longe do alcance das crianças e dos pets.

•       Fracionar comprimidos é sempre um desafio, já que é normalmente imprecisa a dose. Se não for possível manipular, em caso de partir os comprimidos, o ideal é que se faça com o cuidado de sempre buscar a dose corretar e usar cortadores adequados para evitar erros na administração.

•       Associações de remédios precisam ser aprovadas pelos veterinários.

•       Homeopáticos e florais precisam ser armazenados longe de equipamentos eletroeletrônicos, de a luz solar, longe de cheiros fortes.

•       Shampoos terapêuticos devem ser mantidos por 10 minutos na pele antes de ser enxaguados.

•       O medicamento é individual, nunca administre em outro pet.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho