Cães Gatos

Serviços especializados facilitam cuidado com seu animal

Com a correria do dia a dia, especialmente em grandes cidades, nem sempre é possível oferecer ao seu pet a dedicação e o cuidado de que ele precisa. Para suprir necessidades dos bichinhos e amenizar problemas que surgem com a ausência dos donos, os serviços para pets estão cada vez mais especializados. Confira as vantagens de cada um a seguir.

Pet sitter
“O serviço de pet sitter permite que o pet permaneça no conforto de seu lar e receba os devidos cuidados e atenção lá mesmo quando os donos viajam”, explica Ana Alice Vercesi Gallo, dogwalker e proprietária da Cão Vivência, que também oferece o serviço de cuidadora de pets. “O animal fica em um ambiente conhecido, com o cheirinho de seus donos, bem localizado a respeito de onde está sua comida, seu lugar de dormir, seus esconderijos e espaços de descanso preferidos”, continua. Também no caso dos gatos, Susan Yamamoto, proprietária do hotel Mamãe Gato, considera que chamar um pet sitter é válido. “Dependendo da personalidade do gato, pode ser a melhor opção, afinal gatos não gostam de sair de casa.”

Hotelzinho
Quando os donos viajam, os hotéis são mais indicados para os animais de estimação que precisam de supervisão constante. “Por exemplo, o pet que esteja sob cuidados médicos ou um filhote muito novo que corra o risco de se machucar sozinho em casa”, afirma Ana Alice. O serviço também é vantajoso para bichos que gostem da companhia de outros pets e não se sentem inseguros fora de casa.

No caso dos gatos, se a viagem do dono é longa, a opção de um hotel é mais segura do que deixar o animal com um amigo, por exemplo. “Deixar um gatinho na casa de alguém é algo que nem deve ser pensado. É outro ambiente. Se é para tirá-lo de casa, é melhor que ele vá para um local estruturado, com profissionais preparados para cuidar dele”, diz Susan. “Em um hotel o gatinho será o tempo todo acompanhado, enquanto que com um cat sitter ele terá apenas uma hora da atenção”, acrescenta.

iStock_000015315288_Small

Pet táxi
Há, ainda, empresas dedicadas ao transporte de animais de estimação com veículos adequados para isso – com grades de proteção e climatizados. O serviço é comumente utilizado para levar o bichinho ao pet shop ou veterinário. Antes de contratar, é importante conhecer os carros da empresa e verificar como é o acompanhamento ao animal durante o transporte.

Dog walker
Este profissional realiza a atividade física necessária para o cachorro de acordo com seu porte e idade, já que muitas vezes os donos não dispõem de tempo suficiente durante a rotina atribulada. “Muitos donos conseguem, no máximo, levar o cãozinho para uma volta no quarteirão para aliviar necessidades de xixi e cocô”, diz Ana Alice.

Os bons profissionais de condução de cães também realizam orientação comportamental e ensinam o cachorro a não puxar na coleira, socializar e andar de forma mais tranquila. “Assim, na verdade, ele facilitará para que o próprio dono possa também manter uma rotina de passeio mais tranquila com o seu cão”, explica. “É importante que os donos também passeiem com seus cães, pois é um momento muito prazeroso para o pet e ajuda estreitar o vínculo com seu dono”, ressalta.

O dogwalker ajuda na rotina de passeios do cão, não necessariamente realiza cuidados como higiene do local onde o cachorro fica e alimentação.

iStock_000019367479_Small

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho