Cães Gatos

Como evitar e eliminar pulgas e carrapatos – do pet e da sua casa

Se você tem a impressão que há mais pulgas e carrapatos no verão, está certíssimo! Nesta época do ano, as condições são ideais para a reprodução desses parasitas. Se no inverno eles levam até 140 dias para chegar à fase adulta, no calor esse período cai para até 10 dias, informa o veterinário Caio Telloli, do Pet Center São Caetano. “É comum a ideia de que a presença de pulga em casa é por falta de higiene, mas não é verdade”, esclarece o veterinário.

O especialista alerta que os carrapatos, principalmente o do tipo marrom, podem transmitir parasitoses no sangue dos cães, que podem levar a anemia profunda e até à morte dos animais. “Podem ser necessárias transfusões de sangue e internação por tempo indeterminado para salvar a vida dele”, afirma Caio.

Para evitar que pulgas e carrapatos se alojem no seu animal de estimação e na sua casa – e também para eliminar esses visitantes nada bem-vindos –, é importante seguir algumas dicas, dadas aqui pelos veterinários Caio Telloli e Mariana Reis, do 4Pets Cuidado Animal.

PULGAS

Características
São pequenos parasitas reconhecidos pela capacidade de saltar, se alimentam de sangue, têm coloração amarronzada, formato oval e aparência achatada, com grande poder de locomoção, o que as torna muito rápidas.

Onde elas gostam de se alojar?
As pulgas preferem se instalar em locais abafados e quentes, como abaixo das orelhas, pescoço, barrigas e próximo a cauda dos animais. Nos ambientes, entre o rejunte do piso, nos espaços entre tacos e pisos de madeira, no carpete e sofá.

Como evitar e eliminar as pulgas no pet?
A maioria dos animais é infestada em passeios, ao ter contato com cães infestados em praças, parques, portões de casa ou com gatos não protegidos que passeiam pela vizinhança. Por isso, a melhor maneira de proteger seu pet durante o verão é evitar locais com grande circulação de cães e gatos. Mas, para eliminar as pulgas, devem ser usados em seu pet produtos específicos para este fim, com reforço a cada 30 dias. É importante lembrar que a única possibilidade de repelir o parasita antes de picar o animal é a coleira antipulga.

iStock_000079459421_Small

Exemplo de coleira antipulga

Produtos disponíveis
Para evitar as pulgas nos pets existem quatro tipos de produtos mais comuns. Todos podem ser eficazes, dependendo do estágio de vida do animal, da preferência do proprietário pela facilidade de administração, do custo, da frequência de tratamento, infestação e se há algum problema de saúde concomitante. Confira quais são a seguir.

1) Pipetas e sprays antipulgas: devem ser espalhados sobre a pele do animal e matam o parasita por contato ou picada. A maioria tem a duração de 30 dias.
2) Coleiras antipulgas: algumas têm a presença de medicamentos, outras de inseticidas. Também mata por contato ou picada.
3) Comprimidos e tabletes via oral: duram de quatro a 12 semanas, dependendo do produto. Matam exclusivamente pela picada e ingestão da medicação.
4) Xampus e sabonete antipulgas: podem ser usados para efeito imediato e higiene, mas têm pouco ou nenhum efeito residual. Deve-se sempre usar algum produto complementar de maior tempo de duração.

Todos os produtos podem ser usados de forma preventiva e terapêutica e, dependendo da infestação ou caso o animal seja alérgico, podem ser combinados até dois ou três tipos de produtos para maior eficácia. Informe-se com o seu veterinário de confiança.

Como evitar e eliminar as pulgas dentro de casa?
O melhor controle é proteger o animal, assim ele não levará pulgas para dentro de casa. Mas desinfetar o ambiente também traz resultados, pois apenas 5% das pulgas ficam nos animais e 95%, no ambiente. O proprietário pode optar por alguns produtos disponíveis no mercado, geralmente em spray, que são inseticidas e têm grande segurança para o animal, mas não são muito eficazes. Já o controle feito por empresas é mais efetivo, porém, normalmente exige a ausência do animal por alguns dias. Mas algumas atitudes simples podem ajudar: não acumular lixo ou resíduos orgânicos e usar aspirador de pó, pois ovos de pulga são bastante leves.

iStock_000052716348_Small

CARRAPATOS

Características
São também parasitas que se alimentam de sangue, sendo a fêmea de coloração marrom avermelhada e os machos, mais escuros.

Onde eles gostam de se alojar?
Abrigam-se preferencialmente no animal debaixo das orelhas, focinho, pescoço e entre os dedos nas patas. No ambiente, preferem locais mais altos, distantes do solo, nas frestas e cantos, debaixo de pedras, telhas, folhas secas ou até na cobertura dos canis. As fêmeas podem escalar uma parede de até quatro metros de altura!

Como evitar e eliminar os carrapatos no pet?
Da mesma forma que acontece com as pulgas, mas com uma importante exceção: todos os produtos para carrapatos controlam infestação por pulgas, mas alguns produtos são específicos para pulgas e não controlam infestações por carrapatos.

Como evitar e eliminar os carrapatos em casa?
O carrapato é muito mais resistente do que a pulga, quando se trata de controle ambiental. O controle no cão é efetivo, mas pode demorar alguns anos para que se tenha uma eficácia ambiental grande – e geralmente não é 100% eficiente. Sendo assim, é preciso usar carrapaticidas ambientais, feitos por uma empresa especializada. Deve ser realizado em canis e na casinha dos cães, em plantas, frestas de parede, rodapé, guarnição de portas, pisos e ralos. Também pode ser feita a vassoura de fogo, que é a destruição de todos os estágios do carrapato por calor.

Quais cuidados são necessários fora de casa para evitar pulgas e carrapatos?
Em ambientes externos, locais quentes, escuros e úmidos devem ser limpos e higienizados com frequência. Terreno limpo, sem restos orgânicos e arejado dificultam a infestação. Além disso, evite matos e gramas.

Remédios caseiros são eficientes?
Não existem remédios caseiros e totalmente funcionais contra pulgas e carrapatos nos animais.

como_tirar_carrapato

Clique na imagem para ampliar

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho