Cães Gatos

Filhote ou idoso: os principais cuidados para essas fases da vida do seu pet

Filhotes e animais mais velhos de qualquer espécie sempre inspiram mais cuidados do que os adultos. Nestas fases da vida, eles costumam ser mais dependentes, e a saúde pode ficar mais fragilizada. Portanto, especialistas afirmam que os donos devem se atentar para alguns pontos importantes. Veja a seguir os principais cuidados com os cães e gatos nas duas etapas: quando filhotes e idosos.

FILHOTE

iStock_000014829154_Small-

Alimentação
O desmame de cães e gatos acontece por volta de sete a oito semanas, segundo a médica veterinária Karina Bueno, da 100% PET. No caso dos cães, pode ser oferecida uma papinha de desmame como adaptação ou então a própria ração seca de filhote acrescida de água morna, para amolecer os grãos e facilitar a mastigação.

Tanto filhotes de cães como de gatos precisam de nutrientes e vitaminas para um bom crescimento, principalmente ósseo, de acordo com Andressa Felisbino, médica veterinária da DrogaVET. Justamente por isso eles necessitam de uma alimentação diferenciada. “O ideal é alimentá-los com ração específica para filhotes e água de boa qualidade à vontade, sempre limpa e fresca. Somente ração e água são suficientes para que cresçam fortes e saudáveis, mas se o dono preferir pode oferecer algum petisco próprio para pets”, afirma.

Karina Bueno também lembra que, além de escolher a ração adequada, é importante servir a quantidade correta. “Siga as instruções de dosagem dos rótulos, mas não dê tudo de uma vez. A quantidade deve ser fracionada ao longo do dia, lembrando que os filhotes podem sofrer de hipoglicemia se comerem toda a porção diária em uma única refeição”, alerta.

Higiene
Na hora de fazer a higiene dos filhotes é preciso ter cuidado especial com os pelos e a dentição e manter limpo o local onde eles defecam e urinam. “No caso dos gatinhos, é necessário que a caixa com areia esteja sempre seca e limpa”, pontua Andressa.
Ela lembra que os filhotes só podem tomar banhos convencionais depois de todas as vacinas, ou seja, a partir dos 4 meses de idade. “Até lá, indicamos utilizar produtos para banho a seco, que é possível adquirir em pet shops”, diz.

Vacinas
O ideal é levar os filhotes ao veterinário com 15 dias de idade. “Eles precisam de vermifugação e proteção antipulgas, além de vacinas como a V3, V4, V5, V8 (que protege contra diversas doenças), antirrábica, contra giardíase e gripe canina”, diz Andressa.

Atividades e passeios
As especialistas lembram que filhotes só podem sair para passeios em parques ou ao ar livre após os 4 meses de idade, quando já tiverem tomado todas as vacinas. Antes disso, o ideal é fazer atividades e brincadeiras em casa mesmo.

Preparando a casa
Karina Bueno, da 100% PET, lembra que a preparação para a chegada do filhote em casa é muito importante. “Você precisa certificar-se de que toda a casa esteja segura. Verifique a presença de fios, objetos pontiagudos e pequenos, plantas tóxicas, restos alimentares ou qualquer outro corpo estranho que possa ser mastigado e/ou engolido. Ao transformar a casa em um ambiente ‘à prova de filhote’, você poderá evitar problemas mais tarde”, aconselha.

Andressa Filisbino também ressalta que os filhotes dependem muito dos donos para que tenham uma boa qualidade de vida e cresçam com saúde. “Os animais mais novos necessitam de abrigo para dormir, pois são mais suscetíveis às doenças, caso fiquem em parte externa da casa. Além disso, o local deve ser grande, para que possam se movimentar e não deve liso ou escorregadio – isso evita possíveis problemas articulares”, afirma.

IDOSO

iStock_000042599336_Small-

Cães e gatos são considerados idosos em períodos diferentes. Segundo Andressa, a idade dos cães, por exemplo, é avaliada segundo sua raça: os de porte grande são idosos a partir dos 8 anos; os de pequeno porte, após os 11; e os de médio porte são idosos com 10 anos. Já os gatos são considerados idosos a partir dos 7 anos de idade.

Alimentação
Tanto cães quanto gatos idosos precisam de alimentos próprios para a idade, pois têm necessidades específicas de nutrientes, e seu organismo possui absorção diferente. “Na maioria dos casos, eles já desenvolveram algum problema cardíaco, renal ou hepático, por exemplo, e há rações próprias para cada caso”, diz Andressa.

Higiene
De acordo com a médica veterinária da Droga VET, banhos em cães idosos atendem às mesmas especificidades dos adultos: podem ser dados a cada 15 dias em média (dependendo da raça) e é necessário secar muito bem a pelagem para evitar problemas de pele. “É importante escovar os dentes dos animais diariamente, usando pasta e escova dental próprias para uso veterinário”, afirma. O local onde o cão dorme deve estar limpo, arejado e com temperatura agradável.

Os gatos podem tomar banhos apenas uma vez ao mês, pois eles se mantêm limpos lambendo-se constantemente. É importante lembrar de aparar as unhas do animal antes de começar o banho, para evitar ferimentos com arranhões. Também é preciso manter a caixa de areia sempre seca e limpa.

Cuidados com a saúde
As visitas ao veterinário devem ser realizadas pelo menos duas vezes ao ano. Também é preciso manter a vermifugação a cada três meses e aplicar as vacinas anuais, como no caso dos animais adultos.

Atividades e passeios
Na hora de fazer atividades e passeios com cães mais velhos é preciso avaliar cada animal individualmente. “Pets com problemas cardíacos, por exemplo, não devem realizar muito esforço”, diz Andressa. Karina Bueno concorda. “Devemos sempre respeitar os limites de cada animal. Se tiver alguma doença, o pet deve ser supervisionado durante brincadeiras e passeios”, diz.

Andressa lembra que animais com idade avançada muitas vezes têm problemas articulares. “As atividades devem ser realizadas em local adequado com piso que não escorregue”, afirma. Ela lembra que os animais idosos continuam precisando de passeios diários, mas sempre respeitando suas limitações. “Uma curiosidade é que os gatos são mais individuais e procuram suprir suas necessidades sozinhos, porém, nesta fase, precisam de atenção constantes”, conclui.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho