Cães Gatos

Como adotar um bichinho? Saiba o que é preciso

Se você pensa em ter um cachorro ou um gato, uma das maneiras mais bacanas é optar pela adoção. Com esse gesto, você realiza sua vontade de ter um companheiro de quatro patas e ainda dá um lar a um animalzinho. “Existem inúmeras ONGs que retiram das ruas animais com os mais diversos perfis, tamanhos e idades e colocam para adoção. Antes de optar pela compra, lembre-se de que sempre há um cão ou gato precisando de um lar e uma família”, diz Helena Truksa, bióloga especialista em comportamento de animais da Ethos Animal.

Para quem vai adotar um animal, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos. A ONG Cão Sem Dono, que mantém dois abrigos para cães em São Paulo e tem mais de 300 animais aguardando um novo lar, exige que o interessado apresente documentos como RG, CPF e comprovante de endereço, e tenha no mínimo 21 anos (a idade exigida pode variar dependendo da ONG – muitas pedem que o interessado tenha pelo menos 18). “Também verificamos a residência da pessoa para ver se é murada, se tem portão que impedirá uma possível fuga, entre outras coisas”, diz o vice-presidente da ONG, Vicente Define.

iStock_000017684146_Medium-

A Cão Sem Dono não doa cães para servir de guarda ou viver em empresas, por exemplo. O interessado precisa responder a um questionário e passar por uma entrevista, em que vai explicar os motivos da adoção. Quando o procedimento é acertado, o tutor assina um termo de responsabilidade sobre o animal com uma série de recomendações. “Este termo nos dá o direito de processar o adotante em caso de abandono ou maus-tratos”, explica Define.

O vice-presidente da ONG diz que todos os animais são vacinados e vermifugados antes de serem adotados. “Cada um tem uma ficha e uma carteirinha emitida por nossa veterinária. O adotante sempre recebe todas as instruções necessárias – sobre quando vacinar, por exemplo”, afirma.

Adaptação
Todo animal depois de adotado passa por um período de adaptação ao novo lar. Porém, em alguns casos, nem o pet nem a família se acostumam com a convivência. “A adaptação pode não acontecer. Neste caso, o adotante é obrigado a nos devolver o cãozinho. Ele não pode doar o animal a ninguém ou transferir a tutela”, diz Define.

No entanto, ele lembra que antes de adotar é necessário ter certeza da decisão e envolver toda a família. “Um animal não é um objeto ou um brinquedo que pode ser descartado quando se perde o interesse. Como todo ser vivo, ele precisa de atenção e possui necessidades que devem ser compreendidas. O cão cresce, envelhece, sente fome, faz sujeira, barulho e pode ficar doente”, diz. “No Brasil existem mais de 20 milhões de animais abandonados. A adoção é um ato de amor”, conclui.

iStock_000013810664_Full-

Passo a passo para a adoção
** Tenha certeza de que você realmente quer um animal e vai poder cuidar de todas as suas necessidades
** Converse com sua família e com todos que moram em sua casa
** Procure uma ONG de adoção ou o centro de controle de zoonoses. Muitas realizam feiras de adoção em locais como estacionamentos de supermercados e shoppings
** Considere o perfil do animal que pode se adaptar melhor a sua rotina (tamanho, idade e outras características)
** Leve RG, CPF e comprovante de residência

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho