Cães Gatos

Orelhas, dentes e dobrinhas: como cuidar da higiene do seu pet

Se você tem um bichinho em casa com certeza sabe o quanto é importante manter a higiene do animal sempre em dia. Além de evitar o mau cheiro e desconforto para o pet e todos que o cercam, uma higiene cuidadosa também evita riscos à saúde do seu animal de estimação. Érick Morgado, tosador – ou groomer, usando a expressão da moda – e proprietário da Personal Pet Escola, explica que, nos cães em especial, é importante deixar sempre limpas as patas e a face e tomar muito cuidado com as partes íntimas. “São os locais que normalmente ficam mais sujos nos cães”, diz.

A groomer Maria Napoleão, da Pet Society, ressalta que é preciso dar atenção especial também aos ouvidos, utilizando frequentemente uma solução para limpeza auricular de uso veterinário. Além disso, ela diz que a região dos olhos e do focinho também merece bastante cuidado – há produtos específicos para este fim nos pet shops.

Ela lembra que algumas raças exigem cuidados ainda mais específicos com a higiene. São cães que têm “dobrinhas” no corpo, como Pug, Shar-Pei, Buldogue Francês e Mastife. “Os cantinhos e as dobrinhas precisam ser higienizados diariamente. É necessário deixar tudo bem seco, para evitar doenças de pele”, diz. Segundo a groomer, essa higienização pode ser feita com as toalhas umedecidas. “Mas é importante sempre pedir orientação a um médico veterinário de confiança”, aconselha.

A groomer Letícia Ronska, da Pet Society, explica que os cuidados com pelos de cães e gatos normalmente são semelhantes. Segundo ela, é importante manter a pelagem sempre bem escovada e limpa para garantir a boa higiene dos dois animais. “Não há muita diferença nos cuidados da pelagem de cães e gatos, já que a estrutura dos pelos é muito parecida”, diz. Ela afirma que é preciso oferecer uma alimentação saudável, escovar os pelos e dar banhos com frequência, respeitando o tipo de pelagem (veja mais AQUI). “Animais de pelos longos, por exemplo, precisam ser escovados com frequência, utilizando o fluido desembaraçador, para evitar a formação de nós e remover sujidades. Em gatos a escovação é ainda mais importante, já que eles costumam se lamber e acabam engolindo pelos, que podem causar problemas de saúde”, explica.

Dentes

iStock_000021393843_low

Além dos cuidados com os pelos, é fundamental dar atenção à higiene bucal do seu animal, para evitar o acúmulo de tártaro e de placa bacteriana. Para isso, é preciso escolher escova e pasta de dentes específicas para cães ou gatos – segundo especialistas, utilizar escova de uso humano pode machucar o animal, ou pior: o utensílio pode quebrar durante a escovação, causando um acidente.
É importante fazer movimentos lentos, principalmente nas primeiras escovações, para que o animal se acostume com o procedimento. Aos poucos, você vai aumentando o alcance da escovação e avaliando as reações do pet, para que ele se sinta sempre confortável.

Veja algumas dicas para uma escovação adequada:
* Utilize sempre escova e pasta de dente para uso veterinário
* Vá devagar, principalmente no começo, e se atente às reações do animal
* Se o seu cão ou gato ainda for filhote, melhor ainda. Assim você vai acostumá-lo desde cedo com a escovação dos dentes e terá menos problemas no futuro
* Ossos e brinquedos mastigáveis podem ajudar na limpeza dos dentes dos cães – mas sempre certifique-se de que são seguros e específicos para pets

Orelha dos cães

iStock_000061578742_low
O ouvido dos cães é bastante sensível e necessita de cuidados especiais. O problema é que esta sensibilidade faz com que muitos animais não gostem de serem tocados nesta parte do corpo, então é preciso ter paciência, evitando causar desconforto e até problemas mais sérios. Confira algumas dicas para limpar a região da maneira correta:
* Não use cotonetes, eles podem ferir o animal. O ideal é utilizar algodão ou envolver o próprio dedo em uma gaze
* Use soluções específicas para limpeza auricular, que estão disponíveis em pet shops
* Limpe com cuidado e delicadeza, evitando movimentos bruscos
* Se a região tiver muita cera e apresentar odor forte, é importante consultar um veterinário

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho