Cães

6 passeios pet friendly ao ar livre e gratuitos em SP e no RJ

Passear com o cachorro é fundamental para a saúde do animal e também para que ele socialize com outros bichinhos. Para que a atividade com seu pet seja mais agradável e barata, confira seis passeios ao ar livre e gratuitos para você levar seu cão em São Paulo e no Rio de Janeiro. As dicas são da jornalista Cris Berger, autora do Guia Pet Friendly, que visitou os locais na companhia da sua mascote Ella.

SÃO PAULO

Parque Ibirapuera
O cachorródromo do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é o espaço onde os cachorros podem ficar soltos sem o uso de coleira. No restante do parque é proibido. Durante os finais de semana, o local é mais cheio. O espaço pet friendly é bom para os animais se exercitarem e socializarem. Para os donos dos cães, também é uma boa oportunidade para fazer novos amigos. Para achar o cachorródromo, entre pelo portão 7 (onde tem estacionamento para carros) e pegue à direita em direção à Avenida Quarto Centenário, então siga reto e logo você verá a cachorrada na maior diversão.
Endereço: Portão 3: Av. Pedro Álvares Cabral, sem número/ Portão 7: Av. República do Líbano

Foto: Helvio Romero/ Estadão

Foto: Helvio Romero/ Estadão

Parque Villa-Lobos
Há dois espaços cercados por uma grade, onde os cachorros são bem-vindos e podem ficar sem coleira. O maior deles, de 1.500 metros quadrados, é reservado para animais de grande porte e o menor, de 500 metros quadrados, para os de pequeno porte, mas isso não é levado muito a sério. O chão é de terra e há dois quiosques com cobertura e alguns bancos para sentar. Perto da grade, duas torneiras matam a sede dos pets. No parque, também existe orquidário, gramados para fazer piquenique e uma bela vista da cidade de São Paulo.
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 (a entrada mais próxima do cachorródromo é pelo portão da Av. Queiroz Filho)
Telefone: (11) 2683-6302

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Parque do Povo
A placa “proibido cachorros soltos” deixa claras as regras da casa. Os pets passeiam presos na guia da coleira junto aos seus donos. Quem quiser burlar as leis será alertado por um funcionário do parque. Portanto, siga os mandamentos e dê bom exemplo. No Parque do Povo , o clima é mais tranquilo do que costuma ser em outros parques da cidade. Aproveite para se deitar no gramado e curtir o sol, ler um livro, bater papo com os amigos, fazer um piquenique e curtir a companhia do seu melhor amigo. O parque é vizinho do Shopping JK, tem uma vista privilegiada para os arranha-céus da região do Itaim e é rota dos aviões, que pousam no aeroporto de Congonhas. As pistas de caminhada e corrida e a ciclovia delimitam a área de quem quer se exercitar.
Endereço: Av. Henrique Chamma, 420
Telefone: (11) 3073-1217

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Praça Buenos Aires
Dentro da praça, há um espaço cercado onde os pets podem ficar sem guia. O cachorródromo é o playground dos cachorros, onde podem gastar energia à vontade. O chão é de terra e existem várias árvores, entre elas uma linda figueira. Há um bebedouro e alguns banquinhos para acomodar os donos. O bairro onde está localizado, Higienópolis, é conhecido por ser pet friendly. A praça é uma espécie de bosque em meio aos muitos prédios antigos da região.
Endereço: entre a Avenida Angélica e as Ruas Alagoas e Piauí (o cachorródromo está próximo ao portão da rua Piauí)
Telefone: (11) 3666-8032

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly


RIO DE JANEIRO

ParCão JB
A praça Ricardo Palma se tornou um ponto de encontro de cachorros no bairro do Jardim Botânico. Todos os dias, cachorros de variadas raças, tamanhos e portes correm e brincam no local. A socialização acontece não apenas entre os pets, mas se estende aos donos. Os moradores reivindicaram melhorias ao local, que estava abandonado, junto à Prefeitura. Os bancos e mesas de concreto foram pintados e as lixeiras, espalhadas. O espaço se mantém limpo, pois todos recolhem o número dois de seus pets. Uma porta de duas fases garante a segurança dos frequentadores de quatro patas, que ficam soltos, sem coleiras e com total liberdade. Da área, é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas e as costas do Morro Dois Irmãos.
Endereço: Praça Ricardo Palma, sem número (saída do Túnel Rebouças)

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Orla de Copacabana
O famoso calçadão carioca, com pedras formando o desenho de ondas, separa a Avenida Atlântica da areia da Praia de Copacabana. Tem uma ciclovia, de mão dupla, e quiosques espalhados ao longo dos seus quatro quilômetros de distância, que vão da Praia do Leme ao forte de Copacabana. Livres, leves e nem sempre soltos, os cachorros são vistos ao longo da orla acompanhando seus donos em passeios matinais e no entardecer. No pico do sol, por volta do meio dia, não é recomendável andar com eles, pois neste horário o chão vira brasa. Leve sempre um pote de água para o seu melhor amigo. Outras atividades comuns entre os frequentadores da orla são correr, caminhar, andar de bicicleta e até tomar água de coco, cerveja ou caipirinha e comer petiscos de peixes e frutos do mar.
Endereço: Avenida Atlântica

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Foto: Cris Berger/ Guia Pet Friendly

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho