Num mundo em constante transformação, em que a velocidade das mudanças é cada vez maior e a tecnologia tem um crescimento exponencial, a preocupação com a qualidade de vida tem se intensificado, em especial em relação às finanças dos indivíduos e famílias na área econômica. Nesse cenário, o planejamento financeiro se tornou uma necessidade para ter mais longevidade financeiramente sustentável, poder correr mais riscos nos investimentos, principalmente em um cenário de juros baixos que traz a necessidade de se correr mais riscos nos investimentos para se rentabilizar o patrimônio.
Para discutir essas questões, a Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros realizará, no dia 07 de novembro, o Congresso Planejar, principal fórum anual de discussão da América Latina para os profissionais que atuam com planejamento financeiro para pessoas e famílias. Nesta edição, o evento acontece no Hotel Transamérica, em São Paulo, e receberá cerca de 30 palestrantes, entre eles personalidades como o filósofo Luiz Felipe Pondé, o presidente da Planejar, Jan Karsten, CFP®, e José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos.
Com o tema “Novos Tempos, Novos Planos”, o evento tem como objetivo debater sobre o contexto econômico brasileiro e a importância do planejamento financeiro nesse cenário. “O tema desse ano surgiu em torno de dois pilares: o contexto de uma nova realidade econômica relacionada não só às questões que estão em vigor, a queda de juros por exemplo, como também as reformas estruturais que estão sendo aprovadas em curto e médio prazo; o segundo ponto é a inserção da tecnologia no setor de serviços financeiros que está facilitando a forma de investir”, afirma o planejador financeiro CFP® e coordenador da Comissão de Eventos Técnicos da Planejar, Caio Torralvo. “Tudo isso impacta na forma com que nós nos relacionamos com o dinheiro e vai impactar o planejamento financeiro de uma pessoa ou uma família”, conclui.
O índice de pessoas endividadas também traz à tona a reflexão sobre a necessidade da educação financeira, e o tema também será colocado em discussão no encontro. No Brasil já são quase 64 milhões de pessoas que não conseguem pagar as dívidas, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “O papel do planejador vem sendo reforçado nesse contexto de novas gerações e altos índices de endividamento, buscando ajudar as pessoas, transformando-as em poupadoras e investidoras. O profissional CFP® é um agente de suma importância para a transformação da qualidade de vida das pessoas, e por consequência, da sociedade”, afirma Jan Karsten, CFP®, presidente da Planejar.
O Congresso Planejar 2019 discutirá os caminhos a serem trilhados nos próximos anos, promovendo a troca de experiências de profissionais qualificados. Em 2018, o evento impactou quase 6 milhões de pessoas por meio das mídias. A programação da edição de 2019 e as inscrições podem ser acessadas pelo link.