Pesquisar...

A trajetória da Petrobras contada pelas

páginas do Estadão

12 fatos que marcaram a história da empresa, de 1953 a 2018

São quase 65 anos de descobertas e desafios. A trajetória da Petrobras vem sendo contada nas páginas do Estadão desde 4 de outubro de 1953, com a publicação da lei que criou a estatal. Depois disso, ganharam espaço nas páginas impressas e online do jornal o recorde de produção de 1 milhão de barris/dia no pré-sal, a Operação Lava Jato e as práticas de governança e compliance implantadas pela Petrobras para fortalecer a ética, a integridade e a transparência.

1953

Sancionada pelo presidente Getúlio Vargas a lei 2004, que institui a Petróleo Brasileiro S.A., define as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo e estabelece a política nacional do petróleo.

Depois de atingir a marca de 500 mil barris diários, o grande desafio da Petrobras era a manutenção do nível de produção para alcançar a autossuficiência. Mas os técnicos estavam otimistas. O conhecimento adquirido na Bacia de Campos, então a maior do país, e a esperança de novas descobertas em águas profundas, próximas ao litoral do Rio de Janeiro, eram bons motivos para acreditar no aumento da produção.

1984

2008

Uma descoberta registrada em manchete. A Petrobras encontra petróleo de alta qualidade em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, na camada do pré-sal. O óleo é do tipo leve, de maior valor comercial. O reservatório da área, conhecida como Guará, pode ser ainda maior que o de Tupi, o bloco mais promissor encontrado até então.

A Polícia Federal prende Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras. A manchete do jornal destaca que a Operação Lava Jato identificou a participação de Costa em esquema de lavagem de recursos ilícitos que pode ter movimentado 10 bilhões de reais. Desligado da empresa desde 2012, Costa era investigado ainda por possíveis irregularidades na compra da refinaria de Pasadena.

2014

2014

A Petrobras informou que seu Conselho de Administração aprovou a criação do cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade, com a missão de assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da companhia, entre eles os de "fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos". O mandato do diretor de Governança, Risco e Conformidade será de três anos, podendo ser renovado.

Leia a matéria completa

Em cerimônia que devolveu 139 milhões de reais à Petrobras, sendo 69 milhões de reais referentes a desvios do ex-funcionário Pedro Barusco e 70 milhões de reais desviados pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, o Procurador da República Rodrigo Janot disse que a Petrobras “foi vítima de criminosos que assacaram contra o seu patrimônio”. Afirmou Janot: “É bom que se diga e que se reafirme. Essa empresa foi vítima de atuação cruel de criminosos que alcançaram o seu patrimônio.”

Leia a matéria completa

2015

2016

Após 10 anos de exploração no pré-sal, a Petrobras alcança, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de barris/dia. O pré-sal passa a representar 40% de toda a produção de petróleo da empresa.

Petrobras e Banco do Brasil celebram, em evento realizado na B3, a adesão ao Programa Destaque em Governança de Estatais. Vídeo da TV Estadão informa que as duas empresas são as primeiras a aderir ao programa.

2017

2017

O Ministério Púbico Federal no Paraná divulgou a devolução de 653,9 milhões de reais aos cofres da Petrobras, valor recuperado por meio de 36 acordos de delação premiada e 5 de leniência firmados na Operação Lava Jato. Trata-se da maior quantia já devolvida à empresa na investigação que desmontou cartel e esquema de propinas, no período entre 2004 e 2014. Com isso, a soma devolvida à Petrobras atingiu 1,4 bilhão de reais em dezembro de 2017.

Leia a matéria completa

A diretoria de Governança e Conformidade da Petrobras informou, durante o 4º Evento Petrobras de Compliance, que contou com a presença do juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, que foram avaliadas 15 mil empresas que prestam serviços ou fornecem produtos à estatal. As empresas foram analisadas do ponto de vista das regras da boa governança, uma nova metodologia introduzida após a Operação Lava Jato para evitar que erros do passado voltem a ser cometidos. A preocupação em disseminar a cultura da governança e da conformidade resultou ainda no treinamento de 50 mil funcionários.

Leia a matéria completa

2017

2018

Petrobras reporta lucro líquido de 6,961 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2018, um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é o melhor da empresa desde o primeiro trimestre de 2013 e foi impulsionado pelo aumento dos preços do petróleo, pelo maior volume na comercialização de gás natural e por redução de despesas.

Leia a matéria completa

A B3 autorizou a adesão da Petrobras ao nível 2 de governança corporativa e as ações da estatal passaram a ser negociadas no segmento especial de listagem. Contaram pontos para a conquista da Petrobras a ampliação das atribuições do Comitê de Minoritários, para dar voz a esses acionistas, e a composição do Conselho de Administração, com 40% de conselheiros independentes. A tendência é que mais investidores sejam atraídos pelos papéis da companhia.

Leia a matéria completa

2018

Comentários