We are Omie

11 de outubro de 2018

Empresas se unem para lançar nova geração de sistemas contábeis

Terceira no ranking 2018 das 100 pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, elaborado pela consultoria Deloitte, a Omie acaba de dar mais um importante passo para ampliar sua presença no mercado. Durante o We Are Omie — Business Experience, a companhia anunciou a formação de uma Joint Venture (JV) com SCI Sistemas Contábeis, Tron Informática, Fortes Tecnologia e Mastermaq Software. Essa união de forças tem um objetivo já bem delineado: o lançamento de um sistema de gestão integrada que inclui módulos contábil, fiscal e de folhas de pagamento. Na prática, a novidade possibilitará que empreendedores e contadores façam uso de uma mesma plataforma a partir do primeiro trimestre de 2019.

“Era uma demanda antiga de muitos dos nossos clientes, mas evitávamos fazer pela complexidade de acompanhar tantas mudanças na legislação e também porque nos tornaria concorrentes de quatro marcas que acreditaram em nós quando começamos”, explicou Marcelo Lombardo.

Em fevereiro deste ano, quando Elinton Marçal, da SCI, sugeriu compartilhar conhecimentos e tecnologia com Lombardo, e se mostrou disposto a trabalhar também com a Tron, a Fortes e a Mastermaq, iniciaram-se as conversas, que duraram alguns meses, até que as cinco chegassem a um denominador comum. “Buscamos criar um sistema inteligente, que dependa o mínimo possível do usuário. A parte operacional é feita pela tecnologia. O funcionário entra apenas para gerenciar o processo e atuar quando houver erros, ou seja, numa situação de exceção”, afirmou Heverton Gentilim, diretor de Produto da nova Joint Venture.

A carteira de clientes das participantes que já atuam no setor contábil conta com 35 mil escritórios, o que representa uma fatia de 40% do mercado, processando a folha de pagamento de mais de 10 milhões de trabalhadores e cobrindo a legislação de mais de 5 mil municípios.

Além do anúncio da JV, foram divulgadas novidades no sistema Omie que beneficiam diretamente os usuários do sistema e seus contadores, trazendo mais automação para o sistema. O recurso de configuração e monitoramento automático de impostos permite que o cálculo de tributos e a atualização das alíquotas sejam feitos com o auxílio de inteligência artificial, poupando um tempo precioso para contadores e para empreendedores. “Temos um novo paradigma de desenvolvimento de software. Em vez de apenas simplificar, queremos que nosso cliente sequer tenha de fazer tarefas repetitivas”, ressaltou Rafael Olmos, diretor de Inovação e Tecnologia da Omie.

Além disso, com a nova plataforma, pagamentos poderão ser realizados de maneira autônoma — imagine quantas horas são gastas diariamente por uma empresa apenas com esse tipo de tarefa. O trabalho de saber se os boletos enviados foram pagos envolve acessar o site do banco, buscar os registros de quitação, importar os arquivos daqueles que foram realizados, conferir se o valor aparece na previsão de caixa e cobrar novamente os não efetuados. “Agora, tudo isso é feito pela plataforma que, ao final do processo, manda um e-mail detalhando tudo”, acrescentou Olmos.

 

Ver comentários