Tendências

24 de outubro de 2018

Empresários lançam escola para capacitar contadores e empreendedores

Se antes o contador era absorvido por tarefas cansativas e repetitivas, como cálculo de impostos e fechamento de balanços, com o avanço tecnológico e com a mudança no setor empresarial, o contador enxergou a necessidade de aproximar-se mais de seus clientes e ajudá-los em outras questões. Esse cenário, porém, exige novas habilidades. Para ajudar nessa transição, surge a Omie Academy, uma iniciativa de capacitação direcionada a contadores e empreendedores de diferentes áreas, preparando-os para as demandas do mercado atual.

A ideia de criar um projeto educacional ligado à Omie — a maior rede de franquias da América Latina operando no mercado de ERP (Enterprise Resource Planning) para pequenos e médios negócios — veio após uma conversa entre o CEO e fundador da empresa, Marcelo Lombardo (foto acima à esquerda), e Gilberto Cunha (à direita), que hoje é head da Omie Academy.

“Até o início deste ano, eu promovia um curso de vendas voltado para contadores e que teve boa receptividade no meio. Quando o Marcelo manifestou o desejo de investir na área de educação, eu abri minha pasta e mostrei que tínhamos exatamente as mesmas ideias. Após algumas reuniões, decidimos concretizar esse sonho”, conta Cunha.

A partir das mudanças que a introdução da tecnologia vem provocando no cenário contábil, a dupla resolveu focar os esforços iniciais nos profissionais do setor. “Hoje, o contador está visitando e conhecendo mais os seus clientes. Nesse contato, percebe problemas que seu know-how pode ajudar a resolver receitas que pode ampliar. A questão é que ele pode obter novas habilidades, como desenvolver o marketing da empresa, criar novos produtos, precificar, vender, e assim por diante”, destaca o head da Omie Academy.

E são justamente habilidades como essas que a iniciativa buscará desenvolver. O primeiro curso, de BPO Financeiro, já está em andamento desde 15 de outubro e visa ensinar o contador a fazer a gestão financeira de seus clientes de forma terceirizada. Serão 11 aulas online, sendo que cada uma é composta por um vídeo de 20 minutos, um podcast de 5 minutos, uma prova com cinco questões, um infográfico e um e-book. Ao final do programa, os alunos ainda participam de um dia presencial de imersão com um professor especialista no tema.

“É inviável para as pequenas empresas contratar um especialista financeiro. Elas só têm acesso ao faturista comum, que possui um conhecimento superficial. Para o contador, assumir esse papel é uma porta de entrada, pois, quando ele conhece todos os números do cliente, enxerga gargalos que podem ser corrigidos por outros serviços, como planejamento estratégico e consultoria”, resume.

Início do ano

O próximo curso que a Omie Academy lançará é o de Metodologia de Vendas, previsto para começar no início de 2019. Na sequência, estão programados cursos nas áreas de gestão, marketing e vendas. Além desses, a empresa também planeja oferecer no próximo ano formações para empreendedores.

“De um lado, vamos educar os empresários. De outro, estamos investindo no contador, único profissional que tem contato obrigatório com todas as empresas e pode vir a se tornar seu futuro mentor. Atacando nessas duas frentes de forma conjunta, podemos contribuir para melhorar a competitividade dos negócios no País”, encerra Cunha.

Ver comentários