Para inspirar

04 de setembro de 2018

Empresa aposta em software de gestão e ganha em agilidade e eficiência

Ao investir em um sistema de gestão, um negócio busca simplificar seus processos financeiros e contábeis. Mas o “tiro pode sair pela culatra” se o software escolhido for de difícil operação, significando mais trabalho ao invés de praticidade. A Inova, especialista em soluções de computação em nuvem, viveu uma situação assim. Antes de adotar a plataforma Omie, desenvolvida especialmente para pequenas e médias empresas, apostou em um software alemão. E teve de encarar alguns percalços.

“Era muito complexo. Ficava difícil extrair qualquer informação. Além disso, nos obrigava a usar planilhas de Excel e a manter um servidor interno”, comenta Vicente Berardi (foto), diretor geral da companhia.

E foi justamente a possibilidade de migrar para uma plataforma simples e intuitiva e de hospedar as informações em nuvem – algo mais alinhado com sua prática de negócio – que levou a empresa a adotar a ferramenta da Omie, em 2015. Pesou ainda o fato de ser um modelo comercial de preço fixo.

“O impacto mais positivo que tivemos foi a parte da integração, que nos permite visualizar todo o processo de vendas, faturamento, cobranças em uma única interface. Também eliminamos o uso de qualquer ferramenta externa, o que trouxe agilidade e facilitou nossa operação”, afirma.

“Boca a boca”

A experiência de Berardi com o ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução livre) da Omie foi tão positiva que ele decidiu apresentá-lo a um amigo contador. “Propus que prestasse serviço para Inova utilizando a ferramenta. Ele gostou tanto dela que acabou adotando também em seu escritório.”

A integração entre empresa e contador é uma das preocupações da Omie. Com a plataforma, o profissional tem acesso automaticamente a toda documentação do cliente, tornando o processo mais organizado e eficiente.

“Uma vez que os documentos são digitalizados no nosso sistema, o contador já tem acesso aos arquivos. Além de eliminar o retrabalho e economizar tempo, também minimiza a possibilidade erros”, explica Rafael Olmos, diretor de Inovação e Tecnologia da Omie.

Passados três anos desde a adoção da plataforma, Vicente Berardi não consegue mais imaginar sua empresa sem a ferramenta. “Voltaríamos para a idade da pedra. Hoje, há toda uma praticidade para acessar informações, o que nos permite ter uma visão global e mais precisa do negócio, algo fundamental para fazermos nossos planejamentos”, completa.

 

 

Ver comentários