Para inspirar

26 de setembro de 2018

Consultoria simplifica gestão com software que integra áreas comercial e financeira

Em uma empresa, as áreas comercial e financeira têm conexão estreita. Afinal, a conquista de um novo cliente reverbera nas receitas, despesas com insumos, emissão de notas e em uma série de outras coisas. Por isso, ao decidir adotar um sistema de gestão digital, o ideal é escolher um software que inclua ambas as áreas ou que, pelo menos, permita o “diálogo” entre elas. E foi justamente essa a dificuldade enfrentada pela Praxis Business, que oferece soluções em consultoria e educação corporativa para franchising e varejo.

“Estávamos há algum tempo em busca de um sistema de gestão, mas não queríamos um software para a parte financeira e outro para a comercial”, conta Luiz Paulo Tonini Júnior, sócio-diretor da empresa. Como não encontrava um produto que atendesse a sua necessidade, a consultoria adiou a decisão de migrar para uma plataforma de ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos Empresariais, em tradução livre). “Fazíamos tudo de forma manual, o que resultava em muita lentidão. Usávamos planilhas e éramos obrigados a mandar cada documento para o contador individualmente e depois conferir se estava certo.”

A solução veio durante uma troca de cartões, durante um evento, entre um representante da Praxis e Marcelo Lombardo, CEO e fundador da Omie, que desenvolveu um sistema de gestão em nuvem voltado para pequenos e médios negócios. “A partir desse primeiro contato, a Omie nos contratou para fazermos alguns treinamentos internos, e nós resolvemos apostar na solução que ela oferecia.”

Inicialmente, a consultoria adotou apenas os recursos financeiros do software. Nos últimos quatro meses, porém, os contatos comerciais também começaram a ser gerenciados por meio da plataforma. “Abandonamos as planilhas e o processo ficou automático. Hoje, se o vendedor fecha um negócio, já dispara para o financeiro emitir nota fiscal, boleto. Antes, era muito mais trabalhoso e ainda existia o risco de falha humana”, diz.

Visão global
Uma das vantagens do módulo comercial do software da Omie é proporcionar uma visão global de todo o ciclo de vendas. “Com isso, o gestor pode controlar cada proposta, saber sua previsão de fechamento, otimizar as entregas do negócio e até contratar mão de obra de acordo com o aumento de demanda, além de ter uma previsão mais clara do fluxo de caixa”, resume Rafael Olmos, diretor de Inovação de Tecnologia da Omie.

A digitalização possibilitou ainda o armazenamento de todo o histórico de informações da empresa. Dessa forma, se um novo contador for contratado, ele pode continuar o trabalho exatamente do ponto que o antecessor parou.

“Com a competitividade do mercado, é essencial contar com dados confiáveis e que estejam sempre à disposição. Não dá para melhorar o que não é medido. A Omie nos permite extrair tudo o que a tecnologia nos oferece, e isso nos traz ganhos de produtividade e assertividade”, destaca o sócio-diretor da Praxis.

Ver comentários