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11 de outubro de 2018

Cansada de perder negócios, empresa migra para plataforma em nuvem

O sistema fiscal e tributário brasileiro é tão intricado que as taxas e alíquotas variam de acordo com o estado da federação. Imagine, então, a quantidade de impostos diferentes a que estão sujeitas as empresas que trabalham com importação e vendem para várias partes do País. No caso da Munddo, distribuidora de sistemas inteligentes para automação residencial e predial, encontrar um software de gestão que automatizasse a atualização das alíquotas e os pagamentos de todos os tributos envolvidos em cada transação fez toda a diferença para dar maior competitividade e eficiência ao negócio.

“Usávamos um sistema de gestão instalado localmente no nosso servidor. Isso trazia uma série de inconvenientes”, conta o CEO da Munddo, Vinícius Bastos. Uma dessas desvantagens era a necessidade de que um técnico se deslocasse até a sede da empresa a cada nova atualização do sistema – para piorar, as visitas tinham alto custo. “Éramos obrigados a manter uma estrutura local de backup e servidor, sem falar que a interface era difícil e cheia de campos para preencher”, relembra.

A insatisfação levou Bastos a procurar por uma nova plataforma, desta vez, em nuvem. Foi, então, que ele resolveu experimentar o sistema de gestão da Omie, desenvolvido especialmente para pequenos e médios negócios. “O primeiro impacto que sentimos foi em relação à interface, muito mais amigável e fácil de usar. Isso faz toda a diferença, pois algumas pessoas passam o dia todo trabalhando em frente ao ERP [Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos Empresarial, em tradução livre]. Também temos a confiança de não perder dados, pois o backup fica a cargo da Omie”, destaca.

Transformando problema em inovação

O principal ganho da migração, porém, veio em um segundo momento, quando a Munddo foi atrás de uma saída para a complexidade dos cálculos envolvidos nos pagamentos de impostos da empresa. Ainda que o novo sistema estivesse preparado para realizá-los, tudo tinha de ser feito manualmente. “Chegávamos a levar até quatro horas para elaborar um orçamento. Como o processo estava sujeito a erros, era preciso uma revisão rigorosa. Por conta dessa demora toda, deixamos de fechar alguns negócios”, diz.

A solução veio por meio de um trabalho conjunto envolvendo as duas empresas. A partir das dificuldades relatadas pelo cliente, a Omie começou a aperfeiçoar sua ferramenta para criar um sistema inteligente que possibilitasse o cálculo automático dos tributos. Uma vez concluída, a nova funcionalidade passou a fazer parte da plataforma e agora está disponível para todos os usuários.

Mais recentemente, um novo recurso foi incorporado, eliminando a necessidade de realizar consultas regulares para saber se houve mudanças nas alíquotas ou se novas isenções foram criadas ou revogadas – agora, o sistema faz essa conferência de forma autônoma.

“Fomos surpreendidos pela maneira como a empresa lidou com a situação. Em vez de tratar como um trabalho extra e cobrar por isso, a Omie enxergou uma maneira de melhorar o software que desenvolveu a partir do problema que enfrentávamos. Isso mostra que o foco está no usuário, e não apenas no dinheiro”, elogia Bastos.

 

 

 

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