We are Omie

11 de outubro de 2018

Automação vai obrigar contador a se reposicionar no mercado

Se você acha que a velocidade das mudanças impactará apenas áreas mais conectadas com a tecnologia, é melhor se preparar, pois as mais tradicionais também não sairão “ilesas”. A boa notícia é que os resultados para quem estiver aberto às transformações serão extremamente positivos. E isso se aplica no caso da contabilidade. Hoje, os escritórios podem operar em três diferentes níveis de serviço. O primeiro é o de conformidade legal, no qual executam os cálculos dos tributos. O segundo, de consultoria, busca melhorar o desempenho das empresas. Por fim, o nível de aconselhamento estratégico permite ao contador fazer previsões sobre o futuro e crescer junto com o cliente.

“Embora esse último seja o de maior valor agregado, 87% dos escritórios do Brasil ainda estão no estágio inicial. Só que a evolução dos recursos de automação vai afetar justamente a conformidade, e restará ao contador ir para os serviços de análise”, destacou Roberto Dias Duarte (foto acima, à direita), mentor em inovação e estratégia, que no We Are Omie – Business Experience falou sobre o modelo de negócio perfeito para empreendedores contábeis.

Na avaliação de outro palestrante, o conferencista Stephen Kanitz  (foto acima, à esquerda), uma administração mais adequada do setor privado pode ajudar, inclusive, a alavancar a situação econômica do País. “O Brasil não tem problemas de gestão, ele é mal administrado. Falta conhecimento para combater o desperdício e melhorar a produtividade das empresas para que paguem mais impostos. Os contadores deveriam ocupar esse espaço.”

E os profissionais do setor terão na Omie um importante aliado nesse desafio. Durante o evento, a empresa anunciou o lançamento do Omie Smart, uma plataforma desenvolvida especificamente para apoiar as atividades de contabilidade consultiva. Por meio dela, será possível utilizar os dados disponíveis no sistema de gestão do cliente para projetar cenários em tempo real, mostrando, por meio de algoritmos, o que aconteceria se ele criasse um produto novo, fizesse uma ação de marketing ou contratasse novos vendedores.

“Hoje, um consultor financeiro é caríssimo. Está fora da realidade do pequeno empresário. Com essa ferramenta, seu próprio contador, que conhecia o dia a dia do seu negócio, poderá fazer esse papel a valores muito mais acessíveis”, afirmou Wagner Xavier, diretor de Contas Estratégicas da Omie.

Mais qualificação

Ao mesmo tempo em que abre um mercado diferente para os contadores atuarem, a nova ferramenta também exige que os escritórios desenvolvam ainda mais competências. Para ajudar nesse reposicionamento, a Omie Academy — outra novidade anunciada no evento — oferecerá dez cursos sobre temas como vendas, marketing e customer service. As aulas serão online, com vídeos, podcasts, e-books, infográficos e avaliações. Ao final, os alunos ainda participam de um dia de imersão.

“Os cursos são voltados para empreendedores de todas as áreas. No caso dos contadores, como a tecnologia avançou, começou a sobrar tempo para ele ir ao cliente oferecer novos serviços. No entanto, ele não sabe fazer marketing nem precificar e acaba indo despreparado. Ao se matricular, desenvolve essas habilidades conosco”, explicou Gilberto Cunha, head da Omie Academy.

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