A Suécia já começou a testar uma eHighway: uma estrada que conta com um completo sistema elétrico para o tráfego de veículos híbridos. Nos próximos dois anos, o sistema desenvolvido pela Siemens para caminhões híbridos será experimentado em um trecho de dois quilômetros da estrada E16, ao norte de Estocolmo, capital do país, o primeiro do mundo a adotar esse modelo.
O teste vai utilizar dois caminhões híbridos (movidos à eletricidade e diesel) produzidos pela Scania e adaptados em colaboração com a Siemens. “Os veículos da eHighway são duas vezes mais eficientes que os movidos por combustão interna. O projeto dá aos caminhões a possibilidade de usar a energia por meio de uma rede de contato. Isso significa que não apenas o consumo de combustível será reduzido pela metade, mas também a poluição”, explica Roland Edel, engenheiro chefe da divisão Mobility da Siemens.
Atualmente, o transporte em geral responde por mais de um terço das emissões de CO2 da Suécia, e quase 50% disso vêm do transporte de carga. Como parte de sua estratégia de proteção ao clima, a Suécia assumiu o compromisso de ter o setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030. No mesmo período, o segmento de transporte de carga deve crescer, o que torna necessária a busca por uma alternativa. Por isso, nos próximos dois anos o governo sueco pretende criar uma base de conhecimento sobre a eHighway que permita o seu desenvolvimento comercial em longo prazo.
“A maior parte de nossos bens é transportada em estradas e por isso precisamos liberar os caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis. As estradas elétricas oferecem essa possibilidade e são um excelente complemento ao nosso sistema de transportes”, diz Anders Berndtsson, estrategista chefe da Swedish Transport Administration.
O coração da estrutura é um pantógrafo combinado com um sistema de direção híbrido. Um sistema de sensores permite que o pantógrafo se conecte e se desconecte da linha elétrica a velocidades acima de 90 km/h. Os caminhões equipados com a tecnologia extraem energia da linha elétrica, o que permite que trafeguem com eficiência e sem emissões de CO2. Graças ao sistema híbrido, eles podem operar também fora da linha elétrica.
Atualmente, a Siemens está desenvolvendo outro projeto de eHighway na Califórnia em parceria com a Volvo. Aqui, os testes serão feitos ao longo de 2017 para avaliar como diferentes configurações de caminhões interagem com a infraestrutura nos arredores dos portos de Los Angeles e Long Beach.