Novas
tecnologias
mudam a cara
do setor
financeiro

Veja como a realidade aumentada e a inteligência artificial serão aliadas em nosso relacionamento com bancos e até na hora de trocar de carro

Comprar um veículo, solicitar cartão, fazer reclamações sobre o banco porque o cartão não chegou... Conhece essa história? Pois é, em algum momento, todos nós passaremos por isso – se é que já não passamos dezenas de vezes.

A novidade é que o jeito como fazemos isso está muito perto de mudar definitivamente, e para melhor. Estamos a um passo de usar a realidade aumentada e a inteligência artificial para essas atividades corriqueiras. A promessa é de que tudo isso se torne mais simples e eficiente, melhorando nossa vida e o relacionamento com as instituições financeiras que escolhemos ao longo da vida.

Foi um pouco disso que a Accenture antecipou, em junho, no CIAB (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras) 2017, mostrando, in loco, como as novas tecnologias impactam a nossa vida e o setor. Organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), é o principal evento do setor financeiro brasileiro e reuniu 21 mil pessoas, entre visitantes e expositores.

Nesta edição, o tema central “Ser Digital” incentivou as organizações a mostrar lançamentos focados em Internet das Coisas, blockchain, analytics, segurança antifraude, cloud computing e biometria, por exemplo.

Segundo estudo conduzido pela Febraban sobre tecnologia bancária, as movimentações realizadas por meio de dispositivos móveis em 2016 aumentaram 96%. Pela primeira vez na história, o mobile banking se tornou o principal canal para transações bancárias. Ou seja, a hora de evoluir é agora.

Além disso, a feira aumentou a área de contato entre bancos e startups, mostrando que existe um diálogo promissor entre instituições tradicionais e empresas que respiram agilidade e inovação.

Novo dicionário tecnológico:

O que é realidade aumentada:

é uma tecnologia que pode unir o mundo real ao virtual via webcam, smartphone ou outro gadget. Assim, é possível inserir objetos virtuais no ambiente físico em tempo real. Um exemplo é o jogo para celular Pokemon Go, onde é possível caçar pokemons escondidos em lugares que existem de verdade, como uma praça ou uma biblioteca.

O que é assistente virtual:

são interfaces digitais que interagem com as pessoas para ajudá-las em tarefas. A assistente virtual Siri, desenvolvida pela Apple, por exemplo, ajuda o usuário do iOS a fazer ligações, abrir aplicativos, ser lembrado de compromissos, pesquisar no Google, etc.

O que é blockchain:

uma nova maneira antifraude para armazenar dados digitais. Eles ficam em uma rede compartilhada, em blocos de informação criptografada – daí o nome blockchain (cadeia de blocos). Todas as máquinas têm acesso a uma cópia do conteúdo e é impossível apagar uma informação depois que ela entra no sistema. Além disso, para que alguma mudança aconteça, é necessário que o blockchain inteiro concorde com a alteração e valide o processo.