Apresentado por

Escolha o automóvel certo para o seu negócio

Existem muitas opções de veículos que podem ajudar a impulsionar micro e pequenos empreendedores. Entenda as diferenças entre os principais tipos e as vantagens que cada um oferece

Quando se fala em micro e pequena empresa no Brasil, boa parte das pessoas logo pensa em comerciantes. Essa associação não ocorre por acaso, já que, de acordo com o Sebrae, 43% dos pequenos negócios existentes no País (MEIs + MPEs) pertencem ao comércio.

Apesar dessa concentração, não se pode esquecer que existem outras categorias de empreendedores no País, e todas elas podem usufruir de descontos na hora de adquirir um veículo (desde que em nome da empresa). São as Vendas Diretas, modalidade na qual a montadora comercializa o veículo diretamente para o cliente (pessoa jurídica) utilizando a concessionária como intermediária.

Saiba mais sobre como comprar um carro com desconto por meio das Vendas Diretas.

A seguir, confira os tipos de automóveis disponíveis no mercado e suas características. Com base nessas informações, você poderá escolher a melhor opção para a necessidade do seu negócio.

Hatch

Quem enfrenta o trânsito pesado no dia a dia precisa de um modelo ágil e fácil de manobrar. Um hatch compacto, como o
Nissan March, atende a esses requisitos e ainda oferece conforto, tecnologia e praticidade, pois traz, desde a versão de entrada, itens de série como ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção com assistência elétrica, computador de bordo, travas e vidros com acionamento elétrico e volante multifunção, entre outros. A central multimídia com tela sensível ao toque de 6,75 polegadas, entrada USB, Bluetooth e compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay é outro destaque.

Importante: um carro pode ser compacto e ágil no trânsito, mas não deve deixar a desejar na segurança. O Nissan March, além dos itens obrigatórios (duplo airbag e freios com sistema antitravamento ABS), pode contar com distribuidor eletrônico da carga de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BA), que auxilia o motorista em casos de emergência, possibilitando parar o carro em menores distâncias.

Para aqueles que priorizam a economia de combustível, a versão com motor 1.0 flex é a mais indicada, por conta do baixo consumo garantido pelo moderno motor tricilíndrico (nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), capaz de entregar ótimos 77 cv, combinado com o eficiente câmbio manual de cinco marchas. Já quem roda muito por estradas e se preocupa mais com desempenho tem no March 1.6 a melhor opção, pois o propulsor de quatro cilindros produz 111 cv e pode vir com câmbio automático CVT – famoso por sua eficiência e suavidade de funcionamento. Os dois motores contam com sistema Flex Start, que dispensa o uso de gasolina nas partidas a frio.

Sedã compacto

Muita gente precisa lidar com o trânsito pesado no dia a dia, mas necessita de um modelo que, além das características do hatch, ofereça mais conforto para passageiros, além de um porta-malas generoso. A melhor escolha, nesse caso, é um sedã compacto como o Nissan Versa, um dos modelos preferidos por taxistas exatamente por essas qualidades. Para se ter ideia, o espaço disponível – especialmente no banco traseiro – impressiona até em relação a modelos de maior porte. Já o amplo porta-malas tem capacidade para 460 litros de bagagem, além de ser facilmente acessado.

A versão com motor flex 1.0 de três cilindros e 12 válvulas é indicada para quem roda muito no trânsito e deseja um modelo mais econômico, enquanto o 1.6 privilegia a performance, com seu eficiente propulsor capaz de produzir 111 cv. O Versa mais potente também pode vir com câmbio automático CVT. O sistema Flex Start está presente nos dois motores e, graças a ele, o motorista não precisa se preocupar em abastecer o “tanquinho” de gasolina nos dias mais frios.

SUV

Não existe limite na quantidade de automóveis que alguém que possui CNPJ pode adquirir. Da mesma forma, não há nada que impeça uma pessoa de comprar um carro em nome da empresa, mas para uso particular – ou para utilização profissional durante a semana e pessoal nos fins de semana.

Também é natural que muita gente faça uma escolha “emocional”, por um veículo com estilo mais atraente e que se destaca nas ruas, como um SUV. Atualmente preferido pela maioria dos consumidores, esse tipo de automóvel tem na posição elevada de condução uma das principais vantagens, já que proporciona enxergar mais à frente no trânsito.

O Nissan Kicks é um dos modelos mais vendidos da categoria e se destaca por seu design moderno e diferenciado, ótimo espaço interno (incluindo porta-malas com capacidade para 432 litros), desempenho, segurança e eficiência. Disponível com motor 1.6 Flex Start de 114 cv e câmbio manual ou automático CVT, o Kicks se sai bem tanto no trânsito pesado, quanto em viagens. Tem mais: graças ao seu estilo elegante, esse SUV chama a atenção em visitas a clientes e nos passeios com a família.

Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, quadro de instrumentos digital, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay e controlador automático de velocidade são alguns itens disponíveis no Nissan Kicks.

Picape

Normalmente, esse tipo de veículo é associado a quem possui negócios ligados ao campo, mas existem muitas outras aplicações para picapes. Empresas dos setores de indústria, comércio e serviço também fazem uso desses utilitários, que, por conta disso, necessitam conciliar robustez, desempenho e conforto.

A Nissan Frontier traz a suspensão traseira multilink com eixo rígido como um de seus principais diferenciais em relação à concorrência. Esse sistema combina resistência, capacidade de carga, estabilidade e conforto para os ocupantes. Além disso, a picape tem capacidade para transportar a partir de uma tonelada de carga, de acordo com a versão.

Outra vantagem da Nissan Frontier é que ela está disponível em versões com motor turbodiesel de 160 cv e 190 cv e câmbio manual de seis marchas ou automático de sete, mas a tração é sempre integral nas quatro rodas com acoplamento eletrônico. Da mesma forma, controle automático de descida (HDC) e controle de estabilidade e de tração (VDC) são itens de série em todas as versões da picape.

Visite uma concessionária Nissan e confira as condições especiais e as ofertas para quem tem CNPJ.

arrow_forward Leia mais

É produtor rural? Então você também pode adquirir um veículo novo com desconto

Empreendedor pode comprar carro novo com desconto na concessionária. Saiba como