Apresentado por

Empreendedor deve ficar atento aos serviços de pós-venda das montadoras

Nem todas as fabricantes oferecem os mesmos benefícios para quem compra veículo como pessoa física e como pessoa jurídica

Adquirir um carro novo faz uma grande diferença para quem tem um pequeno negócio ou é microempreendedor individual. Ganho de produtividade, incremento nos negócios e até divulgação da atividade são justificativas muito ouvidas quando se pergunta a razão para o empreendedor investir em um automóvel.

O interessado em comprar um carro novo com desconto por meio da Venda Direta (veja aqui como funciona essa modalidade) deve ficar atento na hora de escolher a marca, pois algumas fabricantes diferenciam os clientes no momento de oferecer os serviços de pós-venda.

A garantia costuma ser o principal item modificado, com prazo de cobertura menor. A justificativa mais comum é que carros adquiridos por empreendedores costumam rodar mais e em condições extremas (trânsito pesado e congestionamentos, por exemplo). Algumas marcas chegam a oferecer garantia estendida – cobrada à parte – como compensação.

Outro item importante a ser verificado é o programa de assistência 24 horas (disponibilizado pela maioria das fabricantes), que oferece serviço de reboque e transporte dos passageiros em caso de pane ou acidente com o veículo, entre outras comodidades. Existem montadoras que, dependendo do modelo, deixam de oferecer esse serviço ou reduzem sua validade. Programa de revisões com preço fixo é outra vantagem ofertada pela maioria das fabricantes e que não deve ser esquecida.

A Nissan é um exemplo de montadora que não faz distinção entre consumidores e oferece os mesmos benefícios tanto para clientes com CNPJ, quanto para pessoas físicas. A garantia de fábrica, por exemplo, é de três anos (ou 100 mil quilômetros) para toda a linha. Já o programa Nissan Way Assistance garante auxílio 24 horas para casos de pane, acidente e até pneu furado. Além disso, caso seja necessário, a empresa ainda fornece transporte alternativo ou hospedagem. Esse benefício é válido durante dois anos para todos os modelos da gama.

Revisões com preço fixo ajudam a economizar

O empreendedor que utiliza o automóvel como ferramenta de trabalho é obrigado a lidar com um dilema na hora da manutenção. Se por um lado, ele sabe da importância de manter o carro em ordem, por outro é difícil encontrar uma oficina de confiança para realizar o serviço. A solução para isso é escolher o veículo de uma marca que ofereça plano de revisões com preço fixo. Assim, o consumidor não só consegue se programar sobre quando terá de providenciar a manutenção preventiva, mas, principalmente, quanto elas vão custar. A Nissan oferece planos de revisões até 60.000 km para toda a sua linha com um dos menores custos do mercado (incluindo mão de obra).

Existe outro motivo importante para encaminhar o veículo para a concessionária na hora da manutenção preventiva: a garantia de fábrica. Afinal, a montadora só pode assegurar o bom funcionamento do automóvel se o consumidor fizer a sua parte, sempre utilizando peças e produtos originais. Caso seja necessária a troca de algum componente não previsto no plano de revisões, como amortecedores, pastilhas de freio ou embreagem, a Nissan oferece os kits instalados, também com peças genuínas e mão de obra incluída. Detalhe: os preços das revisões e dos kits podem ser consultados no site da empresa.

Ainda com relação à garantia de fábrica, é importante observar que o mesmo princípio das peças de manutenção vale para os acessórios. Assim, instalar componentes não homologados pela montadora (como alarme ou sensores, que podem afetar a parte elétrica do carro) ou que alterem as características originais do veículo (amortecedores ou molas) pode provocar a perda da garantia. A Nissan oferece uma série de itens projetados e desenvolvidos especificamente para seus automóveis, e com eles, o proprietário terá a certeza de que o veículo continuará garantido pela fabricante, além de contar com itens aprovados por ela e instalados por profissionais capacitados.

arrow_forward Leia mais

Tecnologia ajuda a tornar deslocamentos mais seguros e menos estressantes

Produtor rural quer veículo robusto, mas também busca conforto e tecnologia

Ao aderir ao MEI, motoristas de apps de transporte ganham vantagens

“Encontrei o carro na medida para a correria do meu dia a dia”, diz empreendedora

Taxistas precisam se modernizar para enfrentar a concorrência

“Para taxista, o segredo é ter um automóvel versátil”

“Conforto e economia foram decisivos na escolha”

É produtor rural? Então você também pode adquirir um veículo novo com desconto

Escolha o automóvel certo para o seu negócio

Empreendedor pode comprar carro novo com desconto na concessionária. Saiba como

home