Os 5 passos da empreendedora bem-sucedida

Empreender é uma aventura que exige dedicação, talento e muito suor. Planilhas sem fim, conhecimento mínimo de contabilidade, sangue frio na hora de precificar o trabalho e muito estudo, tanto para aprofundar conhecimentos já existentes como para aprender a lidar com a gestão da empresa. A dona do ateliê Telma Moda Festa, que fica na Vila Medeiros, na Zona Norte da capital paulista, quase desistiu do seu negócio quando viu que há anos ele estava no vermelho. Mas aí resolveu colocar em prática o que aprendeu no Programa Mais Mulheres da Ade Sampa, agência da Prefeitura de São Paulo que apoia os pequenos empreendedores, e os planos agora são só de expansão. Veja abaixo as dicas de Telma para quem está pensando em se lançar no mundo dos negócios:

Os 5 passos da empreendedora bem-sucedida

  • 01
    Procure estudar sobre temas que não conhece bem, mesmo que não goste deles

    Empreendedores têm de saber de tudo um pouco: contabilidade, custos, leis, gestão de pessoas. Vale procurar cursos para adquirir os conhecimentos que faltam. Foi assim que Telma conseguiu sair do vermelho em 2018. Ela participou do Programa Mais Mulheres da agência Ade Sampa, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que promove a qualificação de mulheres empreendedoras na capital paulista. Lá, ela teve contato com todas as boas práticas de gestão, adquirindo conhecimentos básicos de cada uma das disciplinas que compõem o gerenciamento de uma empresa. Há diversos outros programas presenciais e online voltados a ajudar os novos empreendedores neste novo mundo dos negócios.

  • 02
    Peça ajuda e troque ideias com outros empreendedores

    “A gente não faz nada sozinho”, diz Telma. Por isso, é importante participar de eventos de troca de experiências entre pequenos empreendedores. Se for focado no seu setor, melhor ainda. Compartilhe suas ideias e se abra a ouvir outras, descubra onde empresários de sucesso fracassaram e como deram a volta por cima. Vale também participar de grupos focados em empreendedorismo nas redes sociais para compartilhar dúvidas e auxiliar outras pessoas a solucionar obstáculos que você já superou. Para Telma, concursos de moda, como alguns realizados pelo Sesi de São Paulo e desfiles patrocinados por um shopping center em Osasco, permitiram muita troca de experiências com outros colegas da mesma área.

  • 03
    Se não tem dinheiro para pagar um serviço de que precisa, tente trocar por algo que você pode oferecer

    Em um dos cursos que fez, Telma conheceu uma contadora e as duas fizeram uma permuta. A contadora ajuda a manter as contas do ateliê de Telma em dia e a estilista, que fez formação em coaching, apoia a especialista em contabilidade no seu reposicionamento profissional. Para quem quer dar um upgrade tecnológico em seu negócio, por exemplo, um bom lugar para conhecer especialistas em tecnologia e trocar serviços são os espaços de co-working e de start-ups, como Impact Hub, Cubo e InovaBra, na capital paulista, que promovem palestras sobre inovações e boas práticas de empreendedorismo.

  • 04
    Para se diferenciar, especialize-se em um segmento ou descubra um novo nicho no seu mercado

    O conceito de moda sustentável é bastante recente no Brasil e surgiu depois que a estilista Telma já tinha mais de dez anos de mercado. Mas ela descobriu uma oportunidade ao ver um prêmio que reconheceria o melhor vestido de noiva sustentável. Ela foi atrás de algodão e seda orgânicos, tecido BioPet (feito a partir de garrafas pet), tudo produzido artesanalmente, além de pedrarias biodegradáveis ou reaproveitáveis e, com esse material, conseguiu desenhar o vestido vencedor do prêmio, que foi organizado em 2014 pelo Sesi. Desde então, vem incrementando seu portfólio de criações com peças sustentáveis, participando de desfiles especiais e ganhando notoriedade. Roupas de casamento ambientalmente corretas podem ser vendidas por 30% a 40% a mais do que modelos de festa produzidos com tecidos tradicionais. E o melhor: o interesse nesta moda é crescente. Por isso, é importante encontrar no seu setor um nicho em que exista demanda e que você possa se destacar com seus conhecimentos.

  • 05
    Pense sempre no futuro e como quer crescer, mas sem tirar os pés no chão

    Este parece ter sido o principal ensinamento que Telma guardou do curso que fez no Mais Mulheres. Lá ela aprendeu a utilizar a ferramenta Business Model Canvas ou Quadro de modelo de negócios, um mapa visual que permite ver todas as áreas e etapas de um empreendimento. Com isso, ela pode planejar melhor o futuro de seu ateliê sem perder de vista as etapas necessárias para o funcionamento do dia a dia. Hoje ela tem planilhas com planos de curto e longo prazos e cronograma de ações a serem realizadas até o final deste ano. Isso inclui, por exemplo, o momento de procurar uma nova sede para seu ateliê e também a hora de organizar os vestidos para aluguel, que são uma importante fonte de renda de sua loja. Outra planilha ajuda a gerenciar os projetos a serem realizados daqui três e cinco anos, como, por exemplo, organizar desfiles de sua marca fora do país.



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